Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santa Bárbara

Capela de Santa Bárbara

O ponto de interesse Capela de Santa Bárbara encontra-se localizado na freguesia de Poiares no municipio de Freixo de Espada à Cinta e no distrito de Bragança.

Arquitectura religiosa, vernácula e rococó. Capela de planta longitudinal simples, com nave e alpendre aberto. Fachada principal em empena encimada por sineira, rasgada por portal de verga recta. Fachadas com cunhais simples e remates em beiral. Cobertura interior de betão, em masseira, e retábulo de talha policromada e dourada rococó.

Planta longitudinal simples, com nave e alpendre, de massa simples e cobertura de telhado homogéneo a duas águas no corpo da capela e de três no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de azul e remates em beiral. Alpendre aberto, assente em dois colunelos e cobertura de betão em três asnas. Fachada principal voltada a O., em empena com cornija de betão, encimada por sineira granítica em arco de volta perfeita, rematada por cornija e cruz latina, rasgada por portal de verga recta, com porta metálica pintada de verde. As restantes fachadas são cegas, a posterior em empena. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com pavimento em ladrilho cerâmico e cobertura de betão pintado de branco, em masseira. Sobre supedâneo de um degrau, retábulo-mor de talha policromada a azul, vermelho e dourado, de planta recta e um eixo com nicho central em arco abatido albergando a imagem de vulto do orago *1, sobre peanha; um par de colunas de fustes lisos com concheados e capitéis coríntios sustentam o coroamento que remata em frontão curvo interrompido por espaldar recortado; lateralmente, orelhas recortadas; altar paralelepipédico tripartido e com decoração fitomórfica pintada.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, com muros rebocados e pintados, com sineira em cantaria; cobertura e cornija em betão; porta metálica; telha nas coberturas exteriores; pavimentos em tijoleira; trave e retábulo de madeira.

Observações

*1 - segundo informação oral, em períodos de seca, a imagem saía em procissão pedindo-se chuva.