Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de Meixedo

Igreja Paroquial de Meixedo

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Meixedo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Sé no municipio de Bragança e no distrito de Bragança.

Arquitectura religiosa, seiscentista / setecentista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais estreita, interiormente com iluminação axial e unilateral. Fachadas rebocadas e pintadas, com cunhais apilastrados coroados por pináculos e terminadas em friso e cornija; a principal termina em empena truncada por dupla sineira e é rasgada por portal de verga recta encimada por cornija e espaldar decorado e óculo. Fachada lateral esquerda com anexos adossados e a oposta rasgada por porta travessa de verga recta e janelas de capialço na nave e uma na capela-mor; a posterior é cega e termina em empena.

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais estreita e mais alta, tendo adossada à fachada lateral esquerda corpo com escadas de acesso às sineiras, capela lateral profunda e sacristia. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas na igreja e de três e de duas nos corpos adossados, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa em cimento encarapinhado, pintado de cinzento claro, ou embasamento de cantaria na capela-mor, as da nave terminadas em friso e cornija e as da capela-mor apenas em cornija, com cunhais apilastrados, coroados por pináculos tipo pêra na nave e em pinhas helicoidais com bola na capela-mor, sobre acrotérios. Fachada principal virada a SO., terminada em friso e cornija, sobre a qual se desenvolve empena truncada por dupla sineira, com vãos em arco de volta perfeita sobre pilares, albergando sinos, rematada em cornija recta com pináculos em pêra ladeando cruz latina de cantaria com resplendor central, sobre aletas. É rasgada por portal de verga recta com moldura sobreposta por duas pilastras que suportam friso e cornija recta, encimada por espaldar de cantaria de perfil contracurvado, decorado com elementos fitomórficos e concha, rematada por cruz latina e pináculos laterais, relevados; na empena abre-se pequeno óculo quadrilobado, moldurado. Fachada lateral esquerda tendo adossado escada de acesso às sineiras, de dois lanços e patamar intermédio, ao nível do qual se rasga porta de verga recta de acesso ao coro-alto, e o segundo lanço com guarda plena de cantaria; na sua face posterior, as sineiras tês adossado telheiro apoiado em estrutura de madeira. A capela é rasgada a SO. por fresta de capialço, gradeada, possuindo entre este e o outro corpo, um pequeno anexo estreito, com porta de acesso sem moldura. A fachada lateral direita é rasgada, na nave, por porta travessa de verga recta, de moldura terminada em cornija, encimada por duas mísulas de sustentação de antigo alpendre, e duas janela de capialço e, na capela-mor, por uma outra janela de capialço, todas gradeadas. A fachada posterior da capela-mor é cega e termina em empena, coroada por cruzes latinas de braços quadrangulares e remate flordelizado, sobre acrotério decorado por estrela e volutas; a do corpo adossado é rasgada por porta de verga recta e janela quadrangular, gradeada, e de molduras simples.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; sineiras, embasamentos, frisos, cornijas, pináculos, cruzes, molduras dos vãos e outros em cantaria de granito; portas de madeira; vidros simples; grades em ferro; faixa em cimento encarapinhado; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO