Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Povoado fortificado de Póvoa de Lanhoso

Povoado fortificado de Póvoa de Lanhoso

O ponto de interesse Povoado fortificado de Póvoa de Lanhoso encontra-se localizado na freguesia de Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo) no municipio de Póvoa de Lanhoso e no distrito de Braga.

Aglomerado proto-urbano. Povoado da Época do Ferro com anterior ocupação do Calcolítico / Bronze e posterior ocupação romana. Povoado fortificado / castro. Este povoado destaca-se pela longa sequência de ocupação humana (Calcolítico - Romanização), pelos numerosos achados metálicos (torques e capacete de bronze proto-históricos) e por ter precedido um castelo medieval no afloramento rochoso que constitui a parte mais alta do monte.

Conjunto de alicerces de cinco casas, dispondo-se em pequenos socalcos, com plantas circulares, com um diâmetro de c. de 4,5 m, e rectangulares, sendo a espessura das paredes de c. 0,40 m. Observam-se ainda restos de pavimentos lajeados. Na mesma vertente E, são visíveis restos de uma fortificação, que deveria rodear a plataforma onde se encontram as estruturas. Entre o espólio associado abundavam os fragmentos de tegulae e imbrex.

Materiais

Granito

Observações

*1 - O Dec. de classificação, nº 30 762, no DG 225 datado de 26 de Setembro de 1940, foi impresso com gralha tipográfica pois no Artº 2, onde são classificados os Imóveis de interesse público, lê-se no Distrito de Braga, Concelho de Póvoa de Lanhoso, a "inexistente Estrada lusitano-romana situada na estrada para o Castelo da Póvoa de Lanhoso", quando se deveria ler "Estação lusitano-romana situada na estrada para o Castelo da Póvoa de Lanhoso". A situação só viria a ser corrigida em 29 de Setembro de 1948, pelo Dec. 30 077, inserto no DG 228.