Convento dos carmelitas descalços, maneirista e barroco, de planta retangular irregular, composto por igreja em cruz latina e zona regral no lado esquerdo, tendo vários corpos desenvolvidos em torno de claustro quadrangular. Igreja com nave, para onde abrem os confessionários e duas capelas laterais, particulares, embutidas nos corpos anexos à nave, sustentados por contrafortes de esbarro, transepto com cobertura em cúpula cega, e capela-mor pouco profunda, com coberturas diferenciada em falsas abóbadas de lunetas. Fachada principal rematada por frontão triangular, rasgado por três vãos de volta perfeita, de acesso à galilé, que liga ao portal de verga reta e à porta de ligação ao coro-alto. Sobre o vão central da galilé, nicho e janelão do coro. Este é amplo, com banco corrido e espaldar de azulejo, tendo acesso por porta no lado do Evangelho. Transepto pouco profundo, tendo, no topo do Evangelho, a porta de acesso à zona regral, sendo a zona mais iluminada do templo, através de janelas retilíneas. Arco triunfal de volta perfeita, encimado pelas armas do padroeiro, ladeado por retábulos colaterais maneiristas, de acesso à capela-mor, com retábulo-mor maneirista por andares e três eixos. Tem dois andares, mas ostentando drapeados e tribuna do estilo barroco joanino, revelando uma estrutura feita lentamente e sucessivamente renovada em termos de gramática decorativa. As capelas laterais apresentam retábulos de talha maneirista, o de São José, bastante alterado no período joanino, data em que se refez o remate e o nicho, estando o do lado oposto, descaracterizado. A capela lateral da Epístola está revestida a azulejo de tipo tapete, encimado por composições figurativas maneiristas, compostas por cartelas com representações hagiográficas. Mantém as teias que seccionam o espaço de culto, simples e torneadas. Sacristia antecedida por Via Sacra e com sala do lavabo separada. No lado esquerdo, o claustro, com cinco tramos definidos por arcadas fechadas e acesso central, para onde abre a portaria, acedida pelo terreiro, fechado por alto muro, a Sala do Capítulo, o refeitório, a sala de Profundis e a cozinha, surgindo, no segundo piso, os dormitórios, a hospedaria, a rouparia e a enfermaria e respetiva botica. Surge, ainda, a livraria.
Convento de planta poligonal composta pela igreja e por alguns corpos do primitivo convento. IGREJA de planta em cruz latina, composta por nave, transepto pouco saliente e capela-mor, a primeira com dois corpos adossados, onde se integram as capelas laterais, que comunicam com o transepto, e os confessionários, o do lado direito reforçado por três contrafortes em esbarro. Possui volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma água nos corpos laterais, de duas águas na nave, de três nos topos do transepto e capela-mor e de quatro águas no cruzeiro. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco saliente e pintado de amarelo. Fachada principal virada a N., rematada em frontão triangular, rasgado por óculo circular e rematando em pináculos piramidais com bola e cruz latina sobre plinto volutado no vértice. É rasgada por três arcos de volta perfeita, de acesso à galilé, o central encimado por nicho em abóbada de concha, assente e flanqueado por pilastras toscanas, as exteriores almofadadas e sustentando o remate em frontão interrompido por cruz latina, ladeado por pináculos; assenta em cornija e mísulas de cantaria; sobre este, janelão retilíneo com moldura simples. A galilé, pavimentada a granito, dá acesso ao interior do templo, através de portal de verga reta e moldura simples, surgindo, porta retilínea no lado direito, de ligação ao coro-alto. Fachada lateral esquerda adossada ao antigo corpo conventual. Fachada lateral direita cega, tendo, no corpo adossado, um ressalto no pano central, em arco de volta perfeita, a enquadrar pequena fresta, sobre o qual surge uma sineira de volta perfeita, rematada por cornija e pináculos. O tipo do transepto é rasgado por janela de volta perfeita e, sobre este, é visível o cruzeiro do transepto, com duas janelas retilíneas em cada face. Fachada posterior adossada. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, a nave com cobertura em falsa abóbada de lunetas e com pavimento em lajeado, seccionada por teia de madeira torneada e com quatro tramos definidos por pilastras rebocadas e pintadas. Correspondendo aos dois primeiros tramos da nave, surge o coro-alto, em arco abatido, com guarda de madeira vazada, integrando vestígios da primitiva maquineta. Possui bancos corridos, assentes em mísulas de cantaria, encimados por espaldar de azulejo monocromo, branco, com friso recortado interiormente, em bicromia, azul e branco. O portal axial encontra-se ladeado por pias de água-benta. No sub-coro, surgem, confrontantes, quatro vãos retilíneos, correspondentes aos confessionários, surgindo no primeiro da Epístola, vão de volta perfeita. Confrontantes, as capelas laterais, dedicadas a São José (Evangelho) e a Nossa Senhora da Soledade (Epístola), ambas com acesso por arcos de volta perfeita, assentes em impostas salientes, protegidos por teias de madeira torneada, e com abóbadas de aresta, rebocadas e pintadas de branco. Junto à capela do lado da Epístola, o púlpito, quadrangular e de talha policroma, assente em mísula e com guarda balaustrada, tendo acesso por escadas situadas no lado esquerdo; encontra-se protegido por guarda-voz de pequenas dimensões, ornado por espaldar e lambrequins. O cruzeiro apresenta cobertura em cúpula cega, com os pendentes pintados de azul e vermelho, ostentando decoração branca, formando reservas, envolvidas por acantos e enrolamentos; no pavimento, três sepulturas. Os braços do transepto apresentam cobertura em falsa abóbada de lunetas, com o pano apainelado e ornado por rosetão; possuem portas de acesso às capelas laterais e, no lado do Evangelho, porta de verga reta de acesso à zona regral. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, encimado por sanefão de talha pintada, ornado por lambrequins e contendo a pedra de armas do padroeiro. Está ladeado pelos retábulos colaterais, dedicados a São Sebastião (Evangelho) e Nossa Senhora da Conceição (Epístola). A capela-mor, elevada por dois degraus de cantaria, é pouco profunda, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, cobertura semelhante às anteriores e pavimento em lajeado. Sobre supedâneo de um degrau, o retábulo-mor de talha dourada e pintada, de planta reta, dois andares e três eixos, definidos por duas ordens de oito colunas de fuste torso e com o terço inferior liso, marcado e ornado por cartelas e acantos, sustentadas por duas ordens de plintos paralelepipédicos, de fustes almofadados, sendo os andares separados por friso de acantos e cornijas. Ao centro, tribuna elevada com trono expositivo, envolvido por falsos drapeados a abrir em boca de cena e ornados por lambrequins, tendo, na base, nicho contracurvo, envolvido por moldura recortado de concheados e enrolamentos, ladeado por pilastras decoradas por motivos vegetalistas, assentes em plintos galbados e consolas; este remata em cornija contracurva. Os eixos laterais possuem duas ordens de nichos protegidas por baldaquinos ornados por anjos e por falsos drapeados a abrir em boca de cena. O remate é feito por tabela central, povoada por anjos de vulto, encimada por frontão semicircular e ladeada por apainelados de florões, encimados por fragmento de frontão, e por aletas volutadas. Altar paralelepipédico, tripartido em apainelados almofadados. Fronteiro a este, a mesa de altar, com tampo e pés de madeira. No lado do Evangelho, porta de verga reta e moldura simples de acesso à sacristia. Esta é rebocada e pintada de branco, tendo teto plano, possuindo nicho retilíneo com imagem. A ZONA REGRAL possui dois corpos retilíneos e perpendiculares, desenvolvidos em torno do antigo claustro, atualmente seccionado, de planta quadrangular e com cinco tramos por ala, abrindo para a quadra na zona central, por arcadas de volta perfeita, tendo pavimento em lajeado e coberturas em falsas abóbadas de penetrações. Os corpos são rasgados, regularmente, por vãos retilíneos, onde ainda se descortinam as portas primitivas das antigas dependências conventuais e o corredor dos dormitórios, com teto plano e pavimento em soalho.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; pavimento, modinaturas, pias de água-benta, colunas em cantaria de calcário; teias, púlpito, pavimentos, retábulos de madeira; capela da Epístola revestida a azulejo tradicional; cobertura em telha cerâmica.
Observações
*1 - DOF: Convento de Nossa Senhora do Carmo, dos Carmelitas Descalços, incluindo a Igreja e construções anexas.