Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Teatro Chaby Pinheiro

Teatro Chaby Pinheiro

O ponto de interesse Teatro Chaby Pinheiro encontra-se localizado na freguesia de Nazaré no municipio de Nazaré e no distrito de Leiria.

Arquitetura recreativa, eclética. Teatro construído na primeira década do séc. 20, com planta retangular, integrando nos ângulos anteriores dois corpos torreados mais baixos, e com bilheteiras exteriores, adossadas à esquerda. Apresenta fachada principal de três panos, os laterais ligeiramente recuados e mais baixos, terminados em platibanda vazada, e o central em empena, sobreposta por platibanda de cantaria vazada, ornada por relevo alusivo à arte dramática. O corpo central é rasgado por três eixos de vãos, em arco abatido, e óculos, com molduras côncavas decoradas por elementos recortados, alguns tendo inferiormente apainelados de estuque, recriando balaustrada ou apainelados recortados, e os eixos laterais têm cartelas inscritas com o mesmo tipo de decoração, com laivos arte nova. No interior, o foyer acede ao auditório, com estrutura de madeira delimitando o espaço cénico, de tipo italiano, em ferradura e decoração de linhas clássicas. Tem plateia, sem pendente, delimitada por guarda em balaústres planos, flanqueada por frisas, camarotes de 1.ª ordem e galerias, com guarda plena de madeira contracurva nos primeiros dois pisos e em falsos balaústres planos no terceiro. A boca de cena é em arco deprimido, encimado por pinturas de Frederico Aires, que também pintou o teto de masseira, com apainelados contendo motivos vegetalistas. As representações teatrais durante as festividades a Nossa Senhora da Nazaré, para o Círio de Lisboa, estão documentadas desde meados do séc. 18, construindo-se, inicialmente o denominado "tablado das comédias" e decidindo-se construir um teatro, em 1770.

Planta retangular, integrando corpos torreados nos cunhais da frontaria, e tendo adossado à fachada lateral esquerda corpo das bilheteiras e anexo. Volumes articulados com coberturas em telhado de duas águas no corpo principal, de três nos corpos torreados e de quatro no anexo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco de cantaria. Fachada principal virada a S. de três panos, os laterais ligeiramente recuados e o central rematado em empena, com cornija, sobreposta no topo por platibanda de cantaria vazada, com elementos retilíneos, tendo ao centro relevo alusivo à arte dramática, formado por palhaço, assente em dois instrumentos e motivos vegetalistas, e tendo nos remates laterais acrotérios com elemento fitomórfico relevado e recorte inferior contendo bola. É rasgado por três eixos de vãos, o central formado por portal em arco abatido, com moldura decorada por elementos recortados e relevados, interligado a uma trífora, de arcos abatidos, e moldura côncava, também com elementos recortados e relevados, e peitoril biselado, com falsos plintos sob os nembos de alvenaria; sobre esta janela surge ampla cartela moldurada, inscrita e encimada por cornija reta. Ao nível do terceiro registo abre-se janela de peitoril larga, com moldura do arco côncava, rematada em cornija e recorte inferior, com chave relevada; sob a janela existe balaustrada de estuque, relevada da fachada, com acrotério central e coroada nos topos por almofada quadrangular, ladeando já a janela. Os eixos laterais são semelhantes e formados por portal de verga reta com moldura abatida, de ângulos salientes, janela de peitoril semelhante à central do terceiro registo, mas mais pequena e tendo inferiormente pano de peito relevado na fachada, ornado de elementos retilíneos e curvos, e por um óculo circular, de moldura superior côncava, rematado em pingentes e de chave saliente entre elementos enrolados. Os corpos laterais são mais baixos e rematam em empena reta, coroada por platibanda de alvenaria, recortada na zona superior, sobre e terminada em cornija, recortada na zona exterior, e tendo entre os panos, falso plinto sobreposto por elementos de cantaria contracurvo, com motivo vegetalista relevado. Inferiormente, os cunhais integram falso plinto longilíneo, também com remate contracurvo e elemento insculturado. Ao nível do segundo registo, que se separa do primeiro por friso de cantaria, que percorre toda a fachada, existe cartela de cantaria inscrita e com moldura recortada e com pingentes. À fachada esquerda adossa-se o pequeno corpo das bilheteiras, terminada em cornija e rasgada por dois pequenos vãos semicirculares, moldurados. Fachadas laterais de dois corpos, o primeiro correspondendo ao corpo torreado, apresentando o mesmo tipo de remate e sendo rasgado por portal sobrelevado, precedido de escadas, de verga reta e moldura abatida de ângulos salientes, e janela de peitoril igual às do eixo lateral da frontaria, com pano de peito relevado na fachada, ornado de elementos retilíneos e curvos. O segundo corpo da fachada lateral esquerda é rasgado por vãos sem moldura, correspondendo a portas e janelas jacentes, gradeadas, e o da fachada direita, terminado em cornija e rasgado por porta de três janelas de peitoril, todos com bandeira e molduras de argamassa. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco e vãos com molduras de madeira. Foyer com pavimento de mármore, branco e friso rosa, possuindo lateralmente escadas de cantaria para os camarotes de primeira ordem, onde tem patamar perpendicular com guarda em falsos balaústres planos, e galeria. Ao centro do auditório desenvolve-se estrutura de madeira envernizada, sustentada por colunas biseladas de madeira, contendo o espaço cénico, com palco e zona destinada ao público de espaços independentes, o último em ferradura e organizado em três pisos, ligados pela boca de cena, sem fosso de orquestra. O acesso à plateia é feito pela zona curva do U, que tem guarda de madeira em falsos balaústres planos, sobre a qual surge uma ordem de colunas. A plateia, sem pendente e pavimento de madeira, tem cadeiras fixas, de madeira e assentos de couro, possuindo coxia central, com alcatifa. Lateralmente, dispõem-se frisas, delimitados posteriormente por guarda plena de madeira, por onde se faz o acesso individualizado, criando corredor entre estes e as paredes laterais da sala; virados à plateia têm guarda plena contracurva, de madeira, formando apainelados contendo losango ao centro de cada painel. No piso superior desenvolvem-se os camarotes de 1.ª ordem, em ferradura, fechados posteriormente em madeira, com porta em arco abatido, com guarda plena igual às das frisas, mas rematando inferiormente em lambrequim, contendo cadeiras amovíveis. Ao nível do terceiro piso, existem galerias, também em ferradura, com guarda em falsos balaústres planos e rematando em lambrequim inferior. Boca de cena em arco de deprimido, côncavo, com o monograma "CN" no fecho, sobre pilastras sobrepostas por liras e elementos fitomórficos. Sobre esta existem pinturas murais alusivas à Comédia e dramática com brasão central, encimado pela data de 1923. A cortina da boca de cena abre para cima. Cobertura de madeira, em masseira, formando apainelados, com motivos vegetalistas e cartelas pintadas. Os corpos laterais correspondem a zonas de serviço e de lazer.

Materiais

Estrutrua de alvenaria de pedra rebocada e pintada; soco, friso, cornijas, molduras dos vãos e outros elementos decorativos em cantaria calcária; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; pavimento em soalho de madeira; teto de madeira pintada; estrutura da sala de espetáculos, guardas dos camarotes, frisas e lambrequins e colunas em madeira envernizada; pinturas murais; cobertura de telha.

Observações

*1 - António Augusto de Chaby Pinheiro (12-01-1873 - 06-12-1933) foi um dos grandes mestres do teatro do primeiro terço do século 20, tendo-se notabilizado como intérprete, ensaiador e professor do Conservatório de Lisboa. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas não acabou a licenciatura. Iniciou a sua carreira artística, na companhia Rosas & Brasão, em 10 de outubro de 1896, fazendo parte do elenco da peça "O Tio Milhões" no Teatro Nacional D. Maria II. *2 - O Theatro Chaby Pinheiro é utilizado para apresentação de peças de teatro, mas também para concertos e outras actividades culturais. O salão nobre recebe, com alguma frequência, exposições temporárias e outros eventos.