Arquitectura religiosa, maneirista, barroca e rococó. Capela de planta longitudinal, com nave, capela-mor mais estreita, sacristia e alpendre no lado direito. Fachada principal em empena truncada por sineira e rasgada por portal de arco levemente apontado, assente em impostas. Fachadas com cunhais de cantaria e remates em cornija, a lateral direita com porta travessa alpendrada e janela em capialço no volume da capela-mor. Interior com coberturas em falsas abóbadas de berço abatido em caixotões de madeira policromada. Arco triunfal em volta perfeita e revestido a talha dourada, que prolonga os retábulos laterais, de talha nacional. Retábulo-mor em três eixos, com nicho central de volta perfeita e painéis laterais rectangulares, também do estilo nacional.
Planta longitudinal simples, com nave, capela-mor mais estreita, sacristia e alpendre no lado direito, com coincidência entre o exterior e o interior. De volumes articulados e disposição horizontalista das massas e coberturas de telhado homogéneo de duas águas na nave e capela-mor e diferenciados de uma na sacristia e duas no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, circunscritas por cunhais de cantaria e remates em cornija. Fachada principal voltada a O., com portal em arco apontado, com moldura biselada constituída pelas aduelas, assente em impostas salientes. Remate em empena truncada por sineira em arco de volta perfeita, assente em impostas e rematada por cornija, pináculos piramidais e cruz assente em base, em posição centralizada. Fachada lateral esquerda virada a N., cega e a oposta com porta travessa de verga recta, protegida por alpendre, assente em pilar e, no corpo saliente da sacristia, fenestração rectangular em capialço, na face E.; o corpo da capela-mor possui janela com o mesmo perfil, mas maior. Fachada posterior em empena, com cruz assente em base no vértice e pináculos piramidais sobre os cunhais. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com pavimento em lajes graníticas e coberturas em falsa abóbada de berço de madeira em caixotões pintados com temática hagiográfica. Parede fundeira com portal em arco abatido e, no lado do Evangelho, pia baptismal, composta por taça hemisférica, e pia de água benta *1; púlpito quadrangular com bacia em cantaria granítica, guarda de madeira torneada, tendo acesso por pequena escadaria em pedra no lado direito. Lado da Epístola rasgado por porta travessa rectangular, ladeada por pia de água benta hemisférica. Arco triunfal de volta perfeita, decorado com pinturas murais no intradorso e totalmente revestido a talha dourada com decoração de acantos e painel central com dois anjos; é ladeado pelos retábulos colaterais em talha dourada, dedicados a Santo António (Evangelho) e Nossa Senhora (Epístola). Capela-mor com cobertura semelhante à da nave, com os caixotões ostentando motivos fitomórficos, excepto a fiada central com santos. Retábulo-mor de talha dourada, planta recta e três eixos, o central em arco de volta perfeita assente em colunas pseudo-salomónicas e pilastras, com mísula e imagem do orago; é lateralizado por dois painéis rectangulares policromos, igualmente com mísula e imagens de santos, entre colunas de talhe semelhante às do nicho central; apainelados completam o conjunto. Sobre o entablamento desenvolve-se o ático que se adapta à modulação dos caixotões, com decoração semelhante à do arco triunfal; sotobanco de madeira pintado com marmoreados e altar paralelepipédico com frontal policromo de motivos vegetalistas, envolvido por moldura de concheados e enrolamentos; sobre a banqueta, sacrário com a figura do Menino na porta, também rodeado por concheados e enrolamentos. No lado da Epístola, porta de acesso à sacristia.
Materiais
Estrutura em granito, rebocada; cunhais, sineira, pináculos, molduras, cruzes, cornijas, alpendre, arco triunfal, pias de água benta e baptismal, bacia do púlpito e pavimentos em cantaria de granito; portas, guarda do púlpito, retábulos, revestimento do arco triunfal e coberturas em madeira; coberturas exteriores em telha de aba e canudo; sino em bronze.
Observações
*1 - era uma ara votiva romana, constituindo um dos vários achados arqueológicos, guardada na capela.