Arquitectura cultural, revivalista, do séc. 20. Edifício de planta composta por dois corpos rectangulares justapostos em eixo, o principal construído no início do séc. 20 e outro mais alongado resultante de uma ampliação do primeiro, construído já na década de 30 do mesmo século. O edifício principal apresenta decoração exterior neoromânica, com grande influência bizantina, nomeadamente através dos recorte das janelas, em arcos plenos ou polilobados, nos vãos geminados, motivos decorativos e nas pinturas que encimam as janelas do segundo registo da fachada principal, com inspiração nas das igrejas bizantinas. Interior com salas de exposição temporária e permanente, salão nobre, biblioteca e gabinetes. Tectos pintados com elementos geométricos e vestíbulos com remodelação feita no Estado Novo, com depuração de decoração, paredes revestidas a granito e lambrins também a granito. Corpo secundário construído já neste último período com recurso também a uma inspiração neoromânica, patente na cachorrada do remate, de modo a estabelecer ligação como o corpo mais antigo, mas com total depuração decorativa.
Planta composta por dois corpos rectangulares justapostos em eixo, o principal mais estreito e outro mais alongado. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachadas de dois registos, em cantaria de granito, em fiadas de aparelho isódomo, excepto a lateral E., rebocada e pintada de branco. CORPO PRINCIPAL percorrido por embasamento escalonado, encimado por lambril limitado por friso, com outro friso decorado por elementos florais inscritos em meio círculo, a separar os registos. Remate em entablamento composto por friso de dentículos e elementos florais entre cachorros que suportam a cornija, com inscrição no centro da fachada principal, ritmado por quatro medalhões lanceolados entre mísulas que albergam gárgulas, com inscrições sob estes, na fachada principal. Fachada principal voltada a E., tendo o primeiro registo dois conjuntos três janelas em arco pleno inscritas em arcos trilobados, suportados por colunelos com capitéis vegetalistas, a ladear o portal principal, em arco pleno, flanqueado por inscrição e duas pequenas janelas de idêntico recorte. No segundo registo rasgam-se três grandes arcos plenos, sobre colunas com capitéis vegetalistas, onde se inscrevem três janelas de sacada, em arco pleno sobre colunas com capitéis fitomórficos, de recorte serliano, com pintura policroma, superiormente, tendo representada figuras a ladear inscrições. Estes arcos definem sacada com guarda em balaustrada de granito. Na fachada lateral, voltada a N., repetem-se vãos semelhantes, no primeiro registo as três janelas geminadas e no segundo uma janela de sacada, serliana, em arco pleno, inscrita em arco também pleno com motivos de escadas superiormente. CORPO SECUNDÁRIO com friso simples de separação de registos e remate em platibanda sobre cachorrada. Fachadas rasgadas por altos vãos rectangulares, os do segundo registo dividido em cruzeta. Na fachada lateral N. rasga-se igualmente uma janela em arco pleno encimada por outra rectangular inscrita em arco pleno. INTERIOR com vestíbulo principal, rebocado e pintado de rosa, lajeado e com tecto estucado, com travejamento e pintura policroma geométrica. Apresenta a porta protegida por guarda-vento de madeira e duas portas laterais, em arco pleno, confrontantes, que comunicam com a secretaria, gabinete de trabalho e arrecadação. A separar este vestíbulo de um segundo encontra-se balaustrada aberta ao centro, com duas colunas toscanas a delimitar a entrada. Neste segundo vestíbulo desenvolve-se escadaria nobre em posição frontal e vãos laterais, cerrados por grade de ferro forjado, de acesso ao salão de exposições temporárias e a casas de banho. Nas paredes laterais lápides com inscrição. Segundo piso marcado pela caixa de escadas, cerrada com guarda em balaustrada pétrea, onde se desenvolvem o salão nobre, iluminado por grandes vãos em arco pleno, a biblioteca com sala de leitura e depósito, a sala Martins Sarmento com objectos pessoais, a sala de reuniões, o arquivo e casas de banho. Salão nobre com paredes pintadas com painéis delimitados por frisos de elementos geométricos e fitomórficos. Biblioteca com paredes integralmente revestidas a madeira, com estantes e galeria superior com guarda de ferro. Pavimentos das salas em soalho e parquet.
Materiais
Estrutura, elementos decorativos, escadaria nobre e pavimentos dos vestíbulos e salão de exposições temporárias, em granito; portas, janelas, pavimentos e guarda-vento, em madeira; pavimentos em parquet; tectos, em estuque; azulejos nas casas de banho; cobertura exterior em telha cerâmica de marselha.
Observações