Arquitectura religiosa, quinhentista, renascentista, neo-clássica e barroca. Igreja paroquial do tipo igreja salão de três naves e quatro tramos, separados por colunas com capiteis toscanos; portal renascentista em cantaria de verga curva, emoldurado por pilastras e em cortina; retábulo-mor neo-clássico com tribuna e colunas estriadas; tecto da capela-mor barroco em abóbada pintada, com imagem da padroeira ao centro.
Planta longitudinal composta por três naves e quatro tramos, capela-mor, sacristia e anexo a N.; volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhado de duas águas para nave, capela-mor e sacristia, e uma água para anexo a N., com remate em beirado. Fachada principal a O. de pano único com lambrim e cunhais pintados de azul, de dois registos definidos por cornija caracterizados por portal de cantaria em arco a pleno centro com acesso por três degraus circulares, emoldurado por pilastras encimadas por meios pináculos, e remate em cortina com enrolamentos nos extremos; segundo registo com cornija rampante e frontão triangular ladeado por pináculos e encimado por cruz de ferro sobre pedestal, emoldurando janelão rectangular em alvenaria recta pintada de azul; ladeada a N. por sineira de quatro vãos com óculo gradeado no primeiro registo, rematada por cornija e quatro pináculos e cobertura em cúpula de bolbo achatada. Fachada lateral N. caracterizada por anexo de piso térreo, adossado a sacristia, ladeado por cunhais e lambrim, com porta de acesso por dois degraus e cinco janelas a N. e uma a O., e porta a E. ladeada por janelas rectangulares. Fachada lateral S. com lambrim e cunhal a O. caracterizada por porta em cantaria e em arco a pleno centro de acesso por quatro degraus. INTERIOR: amplo, igreja salão; cobertura em masseira para naves e abóbada de canhão para capela-mor; iluminada por janelão sobre portal principal e por óculo no baptistério. Lado da Epístola: porta em capialço para exterior; retábulo de Cristo Crucificado, em madeira pintada de castanho e beije, sobre frontão de altar em forma de sarcófago, ladeado por duas telas e colunas caneladas sobre plinto, com capiteis jónios encimados por pináculos piramidais, rematado em frontão triangular. Lado do Evangelho: baptistério sobre sineira com pia baptismal em cantaria; púlpito de caixa quadrangular em madeira polícroma decorado geométricamente em tons de castanho e beije, sobre fina coluna; retábulo idêntico ao de Cristo Crucificado, com imagem sobre peanha piramidal, finas colunas com torsão canelada a 2/3, com capitéis jónicos, rematado em frontão triangular; e confessionário em madeira. Arco triunfal de cantaria em arco a pleno centro partindo de mísula, ladeado por dois retábulos colaterais iguais em madeira polícroma em tons de castanho e beije, caracterizados por frontão de altar em forma de sarcófago, três peanhas piramidais onde assentam três imagens, ladeadas por pilastras de base hexagonal, caneladas, com capiteis jónicos encimados por pináculos piramidais, e remate em frontão de formas curvas encimado por cruz de madeira. Capela-mor caracterizada por: cadeiral de madeira em cada um dos lados; porta do lado esquerdo para sacristia; mesa de altar em madeira; frontão de altar em caixa, de madeira, com pintura da "Última Ceia" ao centro; retábulo-mor caracterizado por tribuna central com trono, ladeada por dois pares de colunas caneladas, sobre modilhões, envolvendo peanha piramidal onde assenta imagem, encimadas por capiteis compósitos, entablamento.
Materiais
Alvenaria, cantaria, telha, madeira nas portas, janelas, tecto e retábulos.
Observações