Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Padrão comemorativo da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Lagos

Padrão comemorativo da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Lagos

O ponto de interesse Padrão comemorativo da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Lagos encontra-se localizado na freguesia de São Gonçalo de Lagos no municipio de Lagos e no distrito de Faro.

Arquitectura civil contemporânea, cronologicamente inserida no ciclo do Estado-Novo, mas estilisticamente neo-clássica e mesmo de sabor barroco. Padrão civil combinando uma linguagem ainda barroca (frontão circular delimitado superior e lateralmente por volutas) e neo-clássica (perfil do campo epigráfico de mármore onde foi inscrita a legenda comemorativa), com um certo pendor contemporâneo.

Padrão comemorativo urbano integrado num muro de grandes dimensões constituído por frontão rectangular irregular, disposto acima do limite vertical do muro. Frontão delimitado lateralmente por volutas reentrantes de cor cinzenta e superiormente por contracurva moldurada mais elevada ao centro, sublinhada por friso cinzento que acompanha a curvatura do coroamento e inflecte ao centro formando duas pequenas volutas; inferiormente, o frontão é delimitado pela banda cinzenta, numa composição horizontal, que ao centro inflecte num sentido curvo para ostentar uma vieira com volutas. No interior do frontão, ao centro, aplicou-se uma lápide rectangular irregular disposta verticalmente, com molduramento saliente e de complexo desenho contracurvado, onde se inscreveu uma epígrafe alusiva ao local. Ao nível da cota da rua e imediatamente por baixo do frontão, eleva-se um pequeno estrado pétreo rectangular, adossado ao muro, a que se acede através de dois degraus; possui dois canteiros de flores e dois delimitadores de ferro que impedem a aproximação dos veículos automóveis.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada; mármore; cantaria

Observações

*1 - José António de Jesus Martins indica que o corpo do infante foi depositado na igreja de Santa Maria da Graça (actual Matriz de Lagos) e não na de Nossa Senhora da Graça (MARTINS, 1992), o que faria com que a legenda comemorativa deste padrão estivesse errada; *2 - uma das tapeçarias de Pastrana, datável de 1460 - 1500, que figura o embarque, em Lagos, das tropas portuguesas para Alcacer Ceguer, mostra o portal manuelino de uma igreja, presumivelmente identificável com a desaparecida Igreja de Nossa Senhora da Graça.