Arquitectura residencial, vernácula, ecléctica. Grande e aparatosa casa de habitação que segue a tradição vernacular regional, de fachada animada pela distribuição regular das janelas e interior de dois pisos e cave divididos por sobrados e organizados em torno de corredores transversais. Nas fachadas os elementos decorativos resumem-se a frontões de argamassa relevada sobre as janelas, seguindo modelos barrocos de enrolamentos vegetalistas na fachada principal e gregas neoclássicas na fachada lateral, revelando o gosto ecléctico de meados do séc. 19, ainda muito agarrado aos modelos vernaculares, prolongando em muitos aspectos uma tradição barroca já claramente anacrónica.
Planta simples, trapezoidal, irregular. Fachada principal a SE. de três panos rebocados e caiados, definidos por cunhais apilastrados e pilastras de argamassa caiados cinzento, assentes em soco de argamassa caiado a cinzento e rematados por platibanda assente em entablamento; cada pano é dividido em dois registos por moldura de argamassa pintada a cinzento, que se sobrepões aos cunhais e pilastras; no pano central, mais largo, abre-se ao centro um portal de verga curva, com moldura de cantaria com chave saliente onde se destaca uma cartela com o cronograma "1857", com pequenas orelhas e encimada por cornija de cantaria; portadas de madeira de duas folhas almofadadas e bandeira fixa de ferro forjado com composição intrincada de volutas; de cada lado abrem-se três janelas de verga recta com molduras de argamassa caiadas a cinzento encimadas por frontão mistilíneo encimado por uma pequena cornija de argamassa e tímpano decorado com enrolamentos vegetalistas desenvolvendo-se em torno de uma concha central; à direita do portal rasgam-se, ao nível da cave, duas frestas ao baixo e uma porta; ao nível do primeiro andar abrem-se sete janelas idênticas às do R/C; os panos laterais são rasgados em ambos os registos por três janelas idênticas às do pano central, ao nível do R/C e do primeiro andar, tendo o pano da direita três portas ao nível da cave, a central com moldura de cantaria chanfrada; à direita adossa-se o muro do quintal, rematado por cornija onde assente platibanda com decoração de argamassas relevadas. Fachada lateral NE. de um só pano definido por cunhais apilastrados, de argamassa caiada a cinzento, rematado por platibanda assente em entablamento de argamassa, sobre a qual se elevam no extremos urnas de argamassa sobre plintos, dividido em dois registos por moldura de argamassa caiada a cinzento; no registo superior abrem-se cinco janelas de sacada de verga recta e molduras de argamassa encimadas por cornija mais estreita apoiada em gregas de argamassa, varandas de ferro forjado. INTERIOR: dividido em dois pisos separados por sobrados de madeira e cave, organizado em torno de um corredor central, transversal e compartimentos definidos por paredes de alvenaria de tijolo, com estruturas de madeira com cruzes de Santo André, rebocadas, com vestígios de pinturas murais, picadas e posteriormente rebocadas de novo.
Materiais
Paredes exteriores em taipa, rebocadas e caiadas, paredes interiores em alvenaria de tijolo maciço com estruturas de madeira com cruzes de Santo André, sobrados de madeira, portas, caixilharias e portadas de madeira, vidro, portal e elementos secundários de cantaria, pinturas murais, gradeamentos de ferro forjado.
Observações