Casa nobre medieval, do tipo torre, totalmente reconstruída no séc. 20, numa linguagem revivalista neogótica, nomeadamente visível na porta ogival de acesso e nas varandas de pedra. É desconhecida a sua utilização inicial, mas alguns autores admitem que seria residência de um burguês abastado.
Planta composta pelo adossamento de dois volumes quadrados, o E. de dois pisos e o O. de três pisos. Volumes articulados de dominante vertical, com coberturas diferenciadas em telhado de quatro águas no volume de três pisos e de três águas. Fachadas em aparelho pseudo-isódomo de granito, com embasamento escalonado, e remate em ameias com merlões de ponta triangular no volume de três pisos e em cornija em quarto de círculo sob beiral no de dois pisos. A fachada principal, a S., apresenta no volume mais baixo porta de acesso em arco quebrado sobreposta por duas janelas geminadas em arco trilobado com vértice quebrado, e no volume de três pisos janela de dois lóbulos e verga recta ao nível do segundo piso e janela de arco quebrado ao nível do terceiro piso. Fachada O. com três frestas de arco pleno no primeiro piso, uma idêntica no segundo e balcão rectangular apoiado em três modilhões trilobados, servido por porta em arco quebrado no terceiro. A fachada N. apresenta janela em arco quebrado e fresta em arco perfeito no primeiro piso, duas frestas em arco perfeito no segundo e balcão semelhante ao da fachada O. no terceiro. Fachada E. com fresta em arco perfeito no primeiro piso do volume mais baixo e janela de arco quebrado no terceiro piso do volume mais alto. No INTERIOR apresenta pavimento em lajes de granito no piso térreo e em madeira nos restantes. As paredes surgem ou em aparelho à vista ou rebocadas e pintadas de branco. Tectos rebocados e estucados no piso térreo e segundo piso e em caixotões de madeira no terceiro. A ligação entre os dois volumes, no piso térreo é feita por porta em arco quebrado e no segundo piso por porta angular truncada. No volume mais alto, todos os pisos são percorridos por pilar central em granito, de secção quadrada e escalonado. O acesso entre o piso térreo e o segundo piso é feito por escada em pedra de dois lanços, adossada ao muro O, e entre o segundo e terceiro pisos por escada em ferro adossada ao muro N..
Materiais
Estrutura de granito, coberturas interiores em estuque pintado, escadas em ferro fundido, zinco, cobertura em telha cerâmica, laje mista de ferro e betão, cobertura interior em madeira de castanho.
Observações