Arquitetura religiosa, barroca. Igreja paroquial de recorte barroco com nave única e comprida; capela-mor com abóbada artesonada.
Planta longitudinal composta por nave única, capela-mor, 2 capelas laterais, torre sineira, sacristia e dependências paroquiais; volumes articulados na horizontalidade; cobertura em telhado diferenciado de 2 águas sobre a nave, disposto transversalmente sobre as capelas laterais e sobre a sacristia, de 4 águas sobre as dependências paroquiais, a domo no coruchéu. Frontispício orientado a O. delimitado por cunhais de cantaria, com remate em empena angular sobrepujado por 2 fogaréus e cruz em pedra; destaca-se sobre o pórtico e entre 2 amplos janelões nicho que alberga uma composição escultórica da coroação da Virgem por dois anjos. A par da fachada, avulta a torre sineira de secção quadrada aberta ao nível do 2º piso por postigos sobrepujados por relógio em cada uma das faces, sobre o 3º piso, delimitado por cornijas salientes e aberto por 4 sineiras, ergue-se coruchéu piramidal flanqueado por 4 pináculos e rematado por cruz com catavento. Fachada S.: proeminência da torre e adossamento da capela lateral e dependência paroquial (aberta por 3 janelas e porta) ao corpo da capela-mor e da nave com 3 janelões gradeados e porta com frontão curvo com anjo no tímpano sobrepujado por cruz relevada. Fachada E.: pano delimitado por cunhais de cantaria aberto por janela e janelão gradeados rematado em empena triangular com tímpano de cornija saliente ladeado por pináculos; pano cego em empena angular. Fachada N.: avançamento da capela lateral e da sacristia (um pouco mais recuada) abertas por janelas e porta; corpo da nave em empena recta, diferenciado do corpo da capela-mor. INTERIOR: nave única de pavimento em mosaico, revestimento azulejar de padrão azul e amarelo a meia-altura, cobertura em caixotões estucados e pintados dispostos em 5 planos alusivos à ladaínha da Virgem. Do lado da Epístola capela com altar de colunas pseudosalomónicas contendo imagem do Senhor dos Passos e do lado do Evangelho capela com grupo escultórico incompleto do Calvário. Flanqueado por 2 altares, arco triunfal pleno decorado com um relevo de estuque representando Nossa Senhora da Misericórdia, abre para capela-mor com tecto de artesões firmados por bocetes e altar-mor de talha dourada com trono. Sob o coro-alto de balaustrada, 2 pias de água benta de pedraria lavrada sendo uma delas (Epístola) quinhentista. Iluminação feita por janelas do coro-alto, nave e capela-mor.
Materiais
Alvenaria e cantaria; mosaico; telha; estuque; azulejos; talha.
Observações
*1 - obra financiada pelo MEPAT - PIDDAAC - DGOTDV. A abóbada da capela foi reconstruída na Escola de Canteiros do Mosteiro da Batalha.