Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santo António

Capela de Santo António

O ponto de interesse Capela de Santo António encontra-se localizado na freguesia de Vila Verde e Barbudo no municipio de Vila Verde e no distrito de Braga.

Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de planta longitudinal composta, coberturas de duas águas, fachada simples, ladeada por pilastras, porta rectangular com frontão interrompido, óculos quadrifoliados. Empenas com pináculos nas extremidades, encimadas por cruzes com acrotério.

Capela de planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor rectangulares, e sacristia quadrangular adossada. Volumes escalonados e coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas em aparelho "mixtum vittatum" com pilastras nos cunhais sobrepujados por pináculos sobre acrotérios e cruzes nas empenas. Fachada principal terminada em empena e rasgada por portal, de verga recta, encimada por frontão interrompido e óculo quadrilobado e ladeado por pequenos vãos também quadrifoliados. Fachadas laterais com uma janela oval de topos trilobados e na da direita, porta de acesso à nave, outra ao coro-alto, precedida por escada de pedra e por fim, à capela-mor. Interior com lambril de azulejos estampilhados, tipo padrão, coro-alto com varandim em madeira sobre trave de cimento; no lado da Epístola tem pia de àgua benta no sub-coro, púlpito de base quadrangular sobre mísula e altar em talha com imagem de Santa Luzia e no lado do Evangelho retábulo com pintura em madeira representando o anjo São Gabriel e o Espírito Santo encimando as almas do Purgatório. Tecto estucado, de perfil curvo, sobre cornija de cantaria saliente, tendo lateralmente pintura de arcos entrecruzados em tons ocre, verde e castanho e ao centro imagem de Santo António. Capela-mor com lambril de azulejos e tecto iguais à nave; retábulo de talha polícroma, sobre duas mísulas e dois pilares avançados cobertos por azulejos, organizado em três panos, separados por colunas torsas, tendo no central dois nichos sobrepostos e nos laterais mísulas com imagens.

Materiais

Estrutura em granito, chão em lajes graníticas e em mosaico, madeira no pavimento e varandim do coro-alto, no balcão do púlpito e nos altares; revestimento das paredes interiores com azulejos e estuque, tecto em estuque pintado e cobertura exterior em telha.

Observações

A cruz da empena e os pináculos piramidais que rematam os cunhais da sacristia mostram um trabalho mais rude do que os que coroam a nave da capela. A data gravada no lintel da porta da sacristia corresponderá à construção desta estrutura que nos parece ser posterior à construção da capela. O frontão interrompido que encima o portal, com remate em volutas a que falta o fogaréu, é ao jeito dos efectuados pelo mestre de obras Manuel Fernandes da Silva, activo na cidade de Braga no início do século 18.