Arquitectura infraestrutural, barroca. Fonte barroca de espaldar rectangular, adossada em muro encimado por urnas e pináculos, com nicho central, bica carranca e taça concheada, rematada por urnas e pináculos ladeando platibanda com acrotério e cruz.
Fonte de espaldar, rectangular, em cantaria, adossada a muro, mais baixo, rebocado e caiado, com pilastras nos cunhais e cornija encimada por conjunto de quatro urnas entre dois pináculos, em cada um dos lados. O espaldar, percorrido por possante embasamento e moldura recta superior, interrompida ao centro, é enquadrado por pares de pilastras, as extremas com aletas, definindo cunhais, e rematado por entablamento onde assentam dois pares de urnas e pináculos a ladear platibanda, decorada por urna em baixo-relevo, encimada por cruz sobre acrotério. Possui nicho central, em arco de volta perfeita sobre pilastras, molduradas e decoradas lateralmente com dupla espiral e folhagens, que alberga figura de São Marcos com o livro assente em mísula, sobre bica carranca envolta por concha de cuja boca jorra água para uma pequena taça concheada, situada imediatamente abaixo. Na frente, afastado do espaldar, tanque oitavado, em cantaria, que recolhe parte da água que cai da taça.
Materiais
Estrutura de granito; bica tubular em ferro.
Observações
A água desta fonte encontra-se, actualmente, imprópria para consumo, como indicam duas placas de metal colocadas no muro e no espaldar; *2 - a fonte poderá ter sido transladada, eventualmente de um edifício religioso da região. A pesquisa realizada não nos revelou, todavia, qualquer pista.