Mosteiro renascentista, de que subsiste a capela-mor da igreja, tendo cobertura abóbada de berço, em caixotões, ornamentados, semelhante à capela do tesoureiro (v. PT020603250022) que antes pertencia à igreja, como capela colateral do lado do Evangelho, actualmente no Museu Machado de Castro. Parte da decoração da capela é atribuída ao escultor João de Ruão, a abóbada com caixotões ornamentados e o arco assente em pilastras jónicas escalonadas.
O edifício foi parcialmente demolido, construindo-se em seu lugar o Centro Comercial Sofia, no interior do qual apenas resta a Capela de Jesus, onde se localiza um restaurante, que mantém a estrutura das paredes e cobertura interior, com planta rectangular, paredes revestidas por silhares de cantaria, entrada em arco em volta perfeita, sobre pilastras jónicas escalonadas, cobertura de cantaria em abóbada assente em cornija, com quatro séries de caixotões ornamentados sugerindo chaves.
Materiais
Cantaria (silhares das paredes arco, pilastras e abóbada)
Observações
*1 - Este terreno tinha sido cedido por escritura pública, à Diocese pela Câmara Municipal, para ali construir uma igreja em substituição da capela demolida no antigo bairro de D. Manuel de Bastos Pina. Com a demolição da Capela do Tesoureiro, pensou-se reconstrui-la nestes terreno pretendendo a diocese que nela se viesse a exercer o culto. A reconstrução nunca se concretizou, devido à falta de condições que ela viria a apresentar, uma vez que o proprietário se comprometeu a deixá-la apenas, tal como estava na altura da sua remoção do local original, o que não permitiria a prática do culto no seu interior, como pretendia a diocese. *2 - Os desenhos referentes à igreja encontram-se no processo da Capela do Tesoureiro (v. PT020603250022), podendo ser consultados no site da DGEMN.