Seis Passos da Via Sacra barrocos, de planta rectangular, com a face principal, em cantaria de granito aparente, enquadrada por pilastras toscanas, suportando entablamento com cornija saliente denticulada, e remate em frontão de lanços coroado por elemento contracurvado sobre cornija com friso denticulado, tipicamente barroco. No tímpano, cartela ovalóide com âncora cruciforme. Nicho em arco abatido com moldura, com seguintes decorados, protegido por porta de madeira. No interior, uns apresentam paredes em Opus Incertum e outros paredes rebocadas e pintadas de branco, sendo a cobertura em abóbada de berço assente em alguns casos em cornija. Representação escultórica dos Passos da Via Sacra, sobre um soco de cantaria rebocada e pintada, apresentando um deles a face frontal lavrada.
Conjunto de seis Passos da Via Sacra, com estrutura e decoração idênticas, em cantaria de granito. De planta rectangular e volumetria simples com cobertura em telhado de duas águas. Face principal, em cantaria de granito aparente, enquadrada por pilastras toscanas, em pedra fendida, que suportando entablamento, superiormente com cornija saliente denticulada, e remate em frontão de lanços coroado por elemento contracurvado sobre cornija com friso denticulado. No tímpano, cartela ovalóide destacada com âncora cruciforme em relevo. Ao centro rasga-se nicho em arco abatido, com moldura em aparelho rusticado, encimado falsa pedra de fecho, com seguintes decorados por uma sucessão de elementos curvos e ponteados. O nicho é protegido por porta de madeira de dois batentes, rasgados por postigos rectangulares gradeados. Faces laterais e posterior cegas, rebocadas e pintadas de branco, sendo as laterais rematadas por cornija sob beiral. O INTERIOR dos Passos do Hospital, da Costeira e de São Roque apresentam paredes em Opus Incertum e os Passos do Carmo e de São Bento paredes rebocadas e pintadas de branco. Cobertura em abóbada de berço pintada, assente em cornija nos Passos do Carmo e São Bento. Apresentam a representação escultórica dos Passos da Via Sacra, sobre um soco de cantaria rebocada e pintada, apresentando o Passo do Hospital a face frontal lavrada e, tal como o Passo da Costeira, floreira. O Passo de São Roque apresenta a base tapada por guarda de madeira com gelosias. O Passo do Hospital, corresponde ao 4º Passo da Via Sacra, em que Jesus encontra a sua mãe na R. da Amargura, estando a imagem de Jesus Cristo assente numa base de cantaria decorada com uma cartela com a cuz latina; o Passo do Carmo, o 5º, em que Simão Cirineu ajuda Jesus a levar a cruz; o Passo de São Bento o 6º Passo, em que Verónica limpa o rosto de Jesus; o Passo da Costeira o 7º, em que Jesus cai pela segunda vez; e o Passo de São Roque o 8º, em que Jesus exorta as filhas de Jerusalém. O interior do Passo da Feira não é visível.
Materiais
Paredes em alvenaria de granito rebocadas ou em granito aparente; cobertura com estrutura de madeira revestida a telha; pavimentos em granito; portas em madeira; ferro no gradeamento dos postigos.
Observações
*1 - Passo do Hospital; *2 - Passo do Hospital e Passo da Feira.