Arquitectura religiosa, tardo-barroca.
Planta longitudinal composta por três naves e capela-mor, rectangular, mais baixa, tendo adossado à fachada lateral esquerda torre sineira quadrada. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento, com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos assentes em plintos paralelepipédicos, e terminadas em friso e cornija, sobreposta por beiral. Fachada principal terminada em empena contracurvada, coroada por cruz latina sobre acrotério, e rasgada por portal de verga abatida, com moldura integrando lateralmente elementos concheados recortados e encimada por friso e cornija de perfil abatido com chave relevada, encimada por janela com moldura formando pequeno avental e superiormente encimada por friso e cornija.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; elementos estruturais, molduraas dos vãos, pilastras, frisos e cornijas, pináculos, cruzes, pia de água benta e outros elementos em cantaria de granito; silhar de azulejos; retábulos em talha policroma e dourada; vidros simples; portas e caixilharia de madeira; cobertura de telha.
Observações
EM ESTUDO. *1 - Segundo Américo Costa, Cerdal foi abadia apresentada em tempos remotos pelos Barbosas de Aboim, Garcias, Gondins, Pereiras e outros. Posteriormente, passou a ser dos Teles Vieiras, descendentes de Gabriel Pereira de Castro e dos Caldas de Vascões, por sentença obtida a seu favor por demandas que correram por muitos anos.