Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de São Mamede

Igreja de São Mamede

O ponto de interesse Igreja de São Mamede encontra-se localizado na freguesia de Santo António no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta pela justaposição de 2 corpos rectangulares correspondentes, no interior, a nave e capela-mor, ambos de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço (diferenciadas e separadas por cornija). Alçado principal animado por portal rasgado axialmente e por 3 janelões iluminantes, superiormente rematado por frontão triangular. Nave com muros animados por altares laterais intercalados por púlpitos afrontados. Capela-mor precedida de arco triunfal em cantaria e muro de topo decorado com retábulo a albergar pintura sobre tela.

De planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 e 3 águas. Alçado principal a SO., delimitado por cunhais de cantaria e animado por vãos alinhados segundo 2 registos separados por friso de cantaria. É rasgado a eixo por portal inscrito em arco de volta perfeita, enquadrado por duplas pilastras que suportam entablamento, definido por friso animado por triglifos e métopas, e remate em frontão triangular interrompido por painel escultórico. Acima do friso e articulado com o portal , janelão iluminante de verga contracurvada e remate em ática ladeado por 2 janleõies iluminantes de verga recta destacada. O alçado é superiormente rematado por frontão triangular, com o tímpano vazado por óculo e acrotérios assinalados por fogaréus e cruz ao centro. INTERIOR: do templo, reconhecem-se 2 entidades espaciais - nave e capela-mor - ambas de planta rectangular com cobertura em abóbada de berço diferenciadas, delimitadas por cornija, rasgadas por lunetas (falsas do lado do Evangelho) e animadas, no caso da nave, por pintura decorativa. Coro-alto adossado à face interna da fachada, com guarda em balaustrada de madeira circunscrita por. Muros laterais animados por altares inscritos em arcos de volta perfeita em cantaria - definidos por retábulos em talha dourada, dedicados, do lado da Epístola, a São Mamede e à Imaculada Conceição, e do lado do Evangelho, a Nossa Senhora de Fátima - intercalados por púlpitos com guarda em cantaria, de secção rectangular. No lado do Evangelho regista-se Capela do Santíssimo, de planta quadrada e cobertura em cúpula, com muros laterais e de topo rasgados por arcos de volta perfeita em cantaria que inscrevem, respectivamente, portas de verga recta destacada e retábulo superiormente articulado com baldaquino, albergando, ao centro, a figuração de Cristo Crucificado em madeira policroma. Na capela-mor, precedida de arco triunfal de volta perfeita em cantaria, reconhece-se no muro de topo, retábulo-mor em cantaria composto por colunas de capitéis compósitos que ladeiam pintura sobre tela.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos

Observações

Na antiga paróquia, no séc. 17 houve a pintura de uma Visitação por Domingos da Cunha, o Cabrinha (1598-1644); séc. 18 - execução do retábulo desaparecido por Manuel João da Fonseca e escultura da figura de Nossa Senhora da Conceição por José de Almeida.