Portal de Cidadania

Capela de Santo António

Capela de Santo António

O ponto de interesse Capela de Santo António encontra-se localizado na freguesia de São Martinho do Porto no municipio de Alcobaça e no distrito de Leiria.

Capela de planta rectangular regular, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 3 águas. Fachada principal com galilé e sobre os cunhais duas pequenas sineiras a ladear um frontão recortado tendo aberto no tímpano um nicho albergando a imagem do orago. Corpo da sacristia de aba corrida adossada à fachada lateral esquerda. Interior de espaço amplo com pavimento em tijoleira cerâmica e tecto em madeira de três planos; altar sobre supedâneo, tendo a parede testeira revestida a azulejos de figura avulsa e ao centro um nicho.

Planta longitudinal composta por nave única quadrangular, alpendrada adossada à fachada SO. e corpo saliente da sacristia adossado ao lado NO.; massas dispostas na horizontalidade; cobertura diferenciada em telhado de 3 águas sobre o alpendre, de 2 águas sobre a nave e de aba corrida sobre a sacristia; embasamento proeminente envolve toda a construção, acompanhando o declive do terreno e cujo desnível é vencido na fachada principal por seis degraus que a acompanham em toda a sua largura. Fachadas em alvenaria rebocadas e pintadas de branco com remates em empena e beiral. Frontispício voltado a SO., com embasamento escalonado, sobrepujado por frontão de lanços rematado por cruz em pedra e ladeado por 2 sineiras em arco alteado; no tímpano, nicho com imagem de Santo António. Pórtico rectangular, a cuja altura se eleva a galilé aberta por uma janela gradeada e porta recta de acesso ao templo, tendo à esquerda um painel de azulejos com inscrições em cartela, sobre 2 medalhões (com a imagem de Santo António e o Menino e paisagem marítima local). No interior do alpendre adossam-se às paredes bancos corridos em alvenaria e a parede aberta pelo portal principal encontra-se totalmente revestida de azulejos azuis e brancos; tecto com forro em madeira e pavimento lajeado. Fachada SE. de massa diferenciada da galilé, rasgada por janela recta gradeada, sobre a qual assenta o corpo da sineira, e corpo da nave (mais alto) aberto por 2 pequenas frestas; destaca-se o painel rectangular de azulejos em azul e branco com a LENDA DO LAGO. Fachada posterior a NE. cega, em empena triangular; adossamento do corpo da sacristia no qual se abre pequena fresta. Fachada lateral esquerda, a NO. cega composta pela articulação dos três corpos que a compõem: corpo da sacristia, da nave e galilé. INTERIOR de nave única com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhar de azulejo industrial, azul e branco e pavimento lajeado; cobertura em tecto de madeira em três planos pintado a azul e branco; iluminação feita por 2 frestas a SE.; nas paredes laterais confrontam-se dois registos azulejares e do lado do Evangelho abre-se a porta para a sacristia. Sobre supedâneo de um degrau o altar-mor com revestimento a azulejos policromos de figura avulsa com motivos florais na parede testeira onde se abre um nicho com a imagem do orago da capela; a ladear a mesa do altar duas peanhas onde assentam a imagem da Virgem do lado do Evangelho e do Sagrado Coração de Jesus do lado da Epístola.

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria; coberturas em telha (exterior) e madeira (interior); revestimento em reboco a cal; pavimento lajeado; azulejos

Observações

As inscrições dos painéis de azulejos fazem referência à vida marítima e seus perigos, preocupação constante de uma vila piscatória.