Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Matriz de Pinhel

Igreja Matriz de Pinhel

O ponto de interesse Igreja Matriz de Pinhel encontra-se localizado na freguesia de Pinhel no municipio de Pinhel e no distrito de Guarda.

Convento de clarissas, de que subsiste a igreja de planta retangular. Elementos seiscentistas: nave única; portal de lintel recto e moldura de meia-cana encimado por friso saliente; tecto de caixotões e revestimento azulejar polícromo da capela-mor; retábulo do altar-mor de talha dourada maneirista. Elementos oitocentistas: portal em arco abatido ladeado por pilastras molduradas; janelas em arco abatido; coroamento curvilíneo do alçado principal; torre sineira com coroamento piramidal. O coro alto é de construção recente.

Planta longitudinal composta por dois rectângulos justapostos e adossamento de torre de planta quadrada e dois anexos de planta rectangular a S. e de sacristia de planta rectangular a N.. Cobertura diferenciada a duas águas. Fachada principal orientada a O, com embasamento proeminente. No primeiro registo, possui portal em arco abatido ladeado por pilastras molduradas e encimado por friso saliente com data de 1808 incisa, surgindo, no segundo, janelão em arco abatido com moldura curvilínea e coroamento angular curvilíneo. A torre tem três registos divididos por frisos, surgindo uma fresta em cada um dos primeiros registos, tendo, no terceiro, abertura sineira em arco pleno. O coroamento é piramidal. Na fachada S., a torre é cega nos dois registos inferiores e, no terceiro, abertura sineira em arco pleno. No corpo da nave, dividido em dois registos, surge, no primeiro, anexo adossado e no superior duas janelas em arco abatido. O volume da capela-mor tem igualmente anexo adossado e, no registo superior duas janelas rectas. Remate em cornija. Fachada N. tem, no corpo da nave, portal recto e moldura de meia-cana encimado por friso saliente e superiormente janela em arco abatido e janela recta, pedra de armas. No volume da capela-mor, surge adossada a sacristia com 2 janelas rectas. Remate em cornija. Fachada E. cego, rematado em empena com cornija. INTERIOR de nave única, coro-alto sustentado por arco abatido. Pavimento lajeado e cobertura em falsa abóbada de berço de madeira. A nave é iluminada por 2 janelas a S. e a N.. No lado S., surge púlpito com base quadrada de cantaria e balcão decorado. Integra dois altares simétricos, encaixados em arcos plenos de cantaria e com retábulos em talha dourada e tábuas pintadas. Arco triunfal de volta perfeita. Capela-mor iluminada por duas janelas a N. e S., com pavimento lajeado e cobertura de tecto apainelado de 35 caixotões (7 no sentido transversal e 5 no sentido longitudinal) pintados com figuração de cenas marianas. No lado N., surge porta recta encimada por arcossólio em arco abatido com inscrição e rematado por pedra de armas em pedra de Ançã, tendo no oposto porta recta encimada por arcossólio simétrico ao anterior. Os muros são totalmente revestidos com azulejo polícromo de padrão geométrico e motivos vegetalistas estilizados. Retábulo do altar-mor em talha dourada e com tábua pintada figurando Cristo *1.

Materiais

Granito; cantaria e alvenaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente e reboco; telha de aba e canudo.

Observações

*1 - o mosteiro ocupava o actual jardim, clube, teatro, tribunal, secretaria e cadeia. *2 - estipulava que ele e descendentes ali se sepultassem e que se gravassem as suas armas nas paredes; a abadessa vitalícia seria uma sua irmã, proveniente do convento da Guarda, tendo o convento 33 religiosas, 10 à sua escolha, com o dote de 20$000; obrigava a clausura, excepto parentes até ao segundo grau.