Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Cruzeiro de Tibães

Cruzeiro de Tibães

O ponto de interesse Cruzeiro de Tibães encontra-se localizado na freguesia de Mire de Tibães no municipio de Braga e no distrito de Braga.

Arquitectura religiosa, maneirista. Cruzeiro de caminho, assente em plataforma quadrangular, com plinto paralelepipédico, sobre o qual o fuste coríntio e cruz latina. Apresenta semelhanças decorativas com os Cruzeiros de Santa Ana (v. PT010303420007) e do Campo das Hortas (v. PT010303520227), ambos em Braga. O fuste do cruzeiro ostenta, no terço inferior, folhas estilizadas, a esfera é gomeada e, nas faces do plinto, surge decoração cartolada, que, na voltada aos peregrinos, apresenta o escudo da Ordem beneditina. Este é suportado por quatro leões. A plataforma de acesso é truncada nos ângulos por plintos encimados por bola.

Plataforma quadrada constituída por nove degraus, tendo os ângulos do degrau inferior truncados por frades encimados por bola. Na plataforma assenta a base em forma de plinto paralelepipédico trabalhado, suportado por quatro leões nos ângulos e decorado com almofadas cartuladas, as das faces laterais semelhantes, com losango rodeado por contas, a da face principal com o escudo da Ordem beneditina e o posterior com elemento ovalado enquadrando flor estilizada de quatro folhas, envolto por motivo de contas. O fuste é estriado, com o terço inferior decorado por folhas estilizadas, e o capitel é coríntio, encimado por uma esfera gomeada, na qual assenta a cruz latina, com hastes almofadadas e remate lanceolado.

Materiais

Granito.

Observações

*1 - A primeira Zona Especial de Protecção, que abrangia o Mosteiro de Tibães e o cruzeiro, não contemplava os elementos arquitectónicos da cerca no texto do decreto.