Dólmen megalítico, de câmara poligonal e corredor curto, atendendo à tipologia estabelecida por I. Moita; variante mais numerosa e característica da Beira Alta. Grupo considerado como forma intermediária entre o dólmen de câmara poligonal e corredor longo, característico do S., e o dólmen sem corredor, comum no NO. peninsular.
Câmara com cerca de 3,5 m de diâmetro, em forma de tronco de pirâmide de base decagonal, constituída por sete esteios quase trapezoidais inclinados para o centro, à excepção da pedra mestra em posição vertical; entrada orientada a E. possuindo também abertura do lado oposto; somente a pedra mestra e os dois esteios O. apresentam a totalidade da sua altura, encontrando-se os restantes fragmentados, inclinados e alguns caídos no solo; chapéu de forma quase quadrangular muito inclinado. Corredor curto composto por quatro esteios, dois ainda erectos e dois caídos no solo. Não existem vestígios da mamoa.
Materiais
Granito
Observações
*1 - DOF: Dólmen ou anta situado no prédio rústico denominado Pedra da Orca. *2 - Encontra-se em elaboração um projecto para arranjo da envolvente, da responsabilidade da Câmara Municipal de Gouveia.