Arquitectura religiosa, vernacular e barroca. Planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais baixa e estreita, com fachada principal em empena truncada por sineira, rasgada por portal em arco de volta perfeita, ladeado por duas fenestrações quadrangulares. Fachadas com cunhais perpianhos e remates em friso e cornija, Coberturas interiores d emadeira, em masseira na nave e em falsa abóbada de berço na capela-mor. Retábulo-mor de talha policromada barroca, de planta convexa com nicho central de arco a pleno centro e remate em frontão interrompido.
Planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita e baixa, descentrada relativamente ao eixo da nave, com coincidência entre o exterior e o interior. De volumes articulados e disposição horizontalista das massas, com coberturas de telhados diferenciados a duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto as principal e posterior, em cantaria aparente, com aparelho isódomo. Cunhais perpianhos, com pináculos piramidais nas fachadas principal e posterior e remates em friso e cornija. Fachada principal voltada a NE. com portal de arco de volta perfeita moldurado pelas aduelas e ladeado por duas pequenas fenestrações quadrangulares gradeadas. Remate em empena truncada por pequena sineira de arco de volta perfeita, datada de "1693" e encimada por cruz latina assente em base paralelepipédica. Sob o remate, silhar com inscrição: "Reedificada/ em / 1945". Alçado SE. e posterior cegos, este com cruz assente em base no vértice da empena. Alçado NO. rasgado no volume da capela-mor por fenestração rectangular em capialço. INTERIOR com porta de verga recta, com paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura de madeira em masseira, assente em cornija e com tirantes de madeira, tudo pintado de azul. Pavimento lajeado, tendo na nave dois estrados laterais de madeira. No lado da Epístola, pia de água benta semicircular. Arco triunfal abatido, assente em impostas acede à capela-mor, que possui, no lado da Epístola, nicho para alfaias e mesa de apoio. O retábulo-mor assenta em móvel incaracterístico, desenvolvendo-se em planta convexa e três eixos, composto por nicho central de arco de volta perfeita, que alberga uma mísula com a imagem do orago, sendo ladeado por duas colunas de fuste liso e capitéis coríntios. Lateralmente, duas pilastras nos extremos. Os painéis fundeiros ostentam decoração de motivos florais, muito deteriorada. Como remate, sobre as colunas centrais, frontão interrompido emoldura um florão, e lateralmente dois quartos de círculo. Altar em forma de urna. Cobertura em falsa abóbada de berço em madeira pintada de azul, assente em cornija.
Materiais
Granito na estrutura (rebocado nas fachadas laterais), em aparelho isódomo, na sineira, cornija, sineira, cruz, molduras, arco triunfal e pavimentos; madeira nas portas, coberturas, estrados do pavimento, bancos, retábulo-mor, imaginária e caixilhos; telha de aba e canudo; grades das janelas em ferro.
Observações
*1 - nestas, há notícia de terem existido duas imagens de pedra seiscentistas (cf. COSTA, M. Gonçalves da, 1992).