Portal de Cidadania

Pelourinho de Longa

Pelourinho de Longa

O ponto de interesse Pelourinho de Longa encontra-se localizado na freguesia de Longa no municipio de Tabuaço e no distrito de Viseu.

Pelourinho quinhentista, de bola, com soco quadrangular, de vários degraus, onde assenta fuste octogonal, biselado, e um tabuleiro que serve de capitel, sustentando o remate esférico. Motivos geométricos nas faces do tabuleiro e conserva as marcas dos ferros de sujeição. O fuste e o capitel encontram-se unidos por barra de ferro fundido.

Estrutura em cantaria de granito com soco quadrangular de três degraus, o inferior semi-enterrado, adaptando-se ao desnível do terreno, onde assenta um pequeno plinto paralelepipédico e o fuste quadrangular, que se chanfra aos cantos, formando arestas biseladas, tornando a secção do fuste oitavada; o capitel continua a secção oitavada, transformando-se as suas arestas, sensivelmente a meio, em arestas côncavas, onde assenta o tabuleiro quadrado, ornado por motivos geométricos diferenciados em cada face, compondo losangos e pequenos lóbulos insculpidos, e que serve de sustentação ao remate, com forma esférica. O fuste conserva marcas dos ferros de sujeição.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; gatos em ferro.

Observações