Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Solar e cerca dos Botelhos

Solar e cerca dos Botelhos

O ponto de interesse Solar e cerca dos Botelhos encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Seia no municipio de Seia e no distrito de Guarda.

Casa nobre manuelina, de planta retangular simples, evoluindo em um e dois pisos, compondo um extremo torreado, rasgado por janelas ornamentadas ao gosto manuelino, com arcos de querena, e utilização de várias janelas maineladas na fachada posterior. O manuelino estaria presente nas edificações que preenchiam toda aquela rua e espaço público, talvez o mais importante, pois era onde se realizava a feira, mantendo-se a Capela de São Pedro (v. PT020912200002) e uma casa de habitação com características semelhantes (v. PT020912200214). O edifício foi parcialmente adulterado pela introdução de uma mansarda. A cerca, apesar de amputada, mantém a zona agrícola, com amplos tanques de rega.

Ampla propriedade de perfil irregular, atravessada por curso de água, sendo povoada por oliveiras e possuindo três tanques de rega. Numa das extremidades e dando para a via pública, a casa de planta rectangular simples, de volume paralelepipédico, evoluindo em um e dois pisos, no lado esquerdo, de disposição horizontal e coberturas diferenciadas em duas e quatro águas, com as fachadas laterais adossadas. Fachadas em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, com as juntas salientes, preenchidas a cimento e pintadas de branco, rematadas em cornija e beirada simples. Fachada principal virada a S., dividida em dois panos, o do lado esquerdo de dois pisos, rasgado por duas janelas de peitoril, a inferior situado no lado direito, rectilínea e dintelada, surgindo a superior no lado esqurdo, em arco de querena e com peito contracurvado, tendo as ombreiras biseladas. O corpo do lado direito tem um só piso, com porta de verga recta e moldura biselada, três janelas de peitoril rectilíneas e dinteladas, duas delas com caixilharias de guilhotina. Junto à janela central, pequena fresta em capialço, envolvida por moldura de friso boleado. Sobre o lado direito, surge uma mansarda revestida a folha de Flandres, com remate em empena e rasgada por janela de guilhotina. Fachada posterior rematada por cornija trilobada, sendo rasgada por duas janelas de varandim, uma delas mainelada, duas de peitoril, uma rectilínea e outra mainelada, surgindo, entre ambas, uma pedra de armas e janela em arco trilobado. Pedra de armas formada por "escudo inteiro, de oiro, com sete bandas de vermelho e atravessadas. Timbre: um leão nascente de oiro, armado e lampassado de vermelho, carregado de quatro bandas do mesmo e segurando nas garras um feixe de três setas de vermelho, armadas de oiro".(AZEVEDO, p. 220). Junto à casa, surge um passadiço que liga ao jardim, que possui vários canteiros.

Materiais

Esrutura, cunhais, modinaturas, mainéis, cornijas em cantaria de granito; cimento nas juntas; janelas com caixilhos de madeira e vidro simples; mansarda com folha da Flandres; coberturas exteriores em telha.

Observações