Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Cruzeiro do Senhor da Boa Viagem

Cruzeiro do Senhor da Boa Viagem

O ponto de interesse Cruzeiro do Senhor da Boa Viagem encontra-se localizado na freguesia de Covas do Douro no municipio de Sabrosa e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, vernácula. Cruzeiro de caminho constituído por plinto quadrangular e só com cruz, pintada com Cristo crucificado, integrado em pequena capela, de planta rectangular, simples, com fachada principal terminada em empena, rasgada por amplo vão de verga recta, tendo no interior a parede testeira igualmente pintada, figurando a Virgem, São João e outras três figuras.

Capela de planta rectangular, simples, coberta por telhado de duas águas a telha marselha. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e alto embasamento em cinzento. Fachada principal virada a O., terminada em empena coroada por cruz, de braços quadrangulares, sobre acrotério datado de 1937. Rasga-a amplo vão de verga recta com portão de ferro, pintado de verde, sendo a metade superior decorado por volutas estilizadas e cruz central; encima-o pintura com inscrição "SENHOR DA BOA VIAGEM". Fachadas laterais e posterior cegas, a última terminada em empena. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com pavimento e silhar cerâmico e cobertura de madeira, plana, pintada de azul celeste. No centro, sobre soco quadrangular, ergue-se cruz de granito, pintada de branco, tendo inferiormente representado um frade franciscano capucho, e superiormente, Cristo crucificado, de pés sobrepostos, perizonium com dobra caída à sua direita, tronco revelando costelas, mãos cravadas abertas, a direita quase formando concha, com cabeça inclinada, coroada, e olhos fechados; sobre o Cristo, cartela serpenteante pintada. Na parede testeira da capela surgem pintadas, enquadrando o cruzeiro, a figura da Virgem, vestida de preto com manto cobrindo a cabeça e mãos postas, no lado do Evangelho, e São João, imberbe, descalço, cabeça inclinada para baixo e igualmente de mãos postas, no lado da Epístola; entre eles, caveira, aludindo ao Monte Gólgata; estas duas figuras, que formam um Calvário, são rodeadas por arbustos e nuvens. Num plano inferior, surgem pintadas mais três figuras, incompletas representando, da esquerda para a direita, um fidalgo vestindo um tabardo, de tons preto e branco, uma figura feminina, com vestido preto e decote em bico; e uma outra figura masculina, de mãos postas envergando saia, igualmente preta, e portando espada.

Materiais

Capela de estrutura de granito rebocado e pintado exterior e interiormente, cobertura exterior de telha e interior de madeira; pavimento cerâmico; pinturas murais; cruzeiro de granito também pintado.

Observações