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Igreja Paroquial de Açores

Igreja Paroquial de Açores

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Açores encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Açores e Velosa no municipio de Celorico da Beira e no distrito de Guarda.

Igreja paroquial de fundação medieval, construída sobre um antigo santuário de peregrinação, dando origem a um templo de três naves, totalmente reconstruída em meados do séc. 18, ganhando uma estrutura de corpo simples, com profusa decoração rococó. É de planta retangular composto por nave, capela-mor e anexos, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço abatido, ornadas com decoração perspetivada, a da nave assinada, iluminada uniformemente por janelas retilíneas, com remate em cornijas e avental, tipicamente setecentistas. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rematados em eixo, composto por portal com remate oitocentista e janelão da mesma data. As fachadas rematam em frisos e cornijas, as laterais com portas travessas. Interior com coro-alto e púlpito no lado do Evangelho. Possui retábulos de talha rococó nas capelas colaterais, sendo de destacar o interessante retábulo-mor, de talha dourada e de marmoreados fingidos, de corpo côncavo, com várias colunas e mísulas no intercolúnio. As paredes interiores estão revestidas a azulejo de figura avulsa. No interior, existe uma lápide funerária, datada de 666, com o campo epigráfico corrigido em data mais recente. Separado do templo, um campanário de dois registos e com dupla sineira.

Planta retangular composta por nave, capela-mor e anexos adossados, com coberturas diferenciadas em telhados de uma (anexos) e duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por socos em cantaria de granito, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais e com bola, e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a oeste, rematada em empena coroada por uma cruz latina sobre plinto de faces côncavas. É rasgada por portal de verga reta, ladeado por pilastras com os fustes almofadados e encimado por duplo friso e frontão interrompido por janelão sobrepujado por cornija e frontão interrompido por mísula que sustenta a pomba do Espírito Santo. A fachada lateral esquerda é rasgada, no corpo da nave, por porta travessa de verga reta e remate em friso e cornija, centrada por duas janelas retilíneas com remate interrompido por concha e com avental terminado em borla. A capela-mor tem uma janela semelhante às anteriores e é marcada por um anexo adossado, rasgado por janela e tendo, na face oeste, porta de verga reta. A fachada lateral direita tem, no corpo da nave, porta travessa e duas janelas semelhantes às do lado oposto e, na capela-mor, uma terceira janela. A norte, situa-se, embutido num muro divisório de propriedade, o CAMPANÁRIO em cantaria de granito, de dois registos separados por cornija, o superior com duas ventanas encimadas por cornija contracurva e plinto no vértice, com cata-vento; têm acesso por escadas no lado direito a balcão de cantaria, sustentado por mísulas e com guarda metálica. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejos de figura avulsa a azul e branco, circundados por barras de acantos, também azuis e brancas, e que envolvem as portas. Tem coberturas em falsas abóbadas de berço abatido, de madeira e com pinturas perspetivadas, ambas assentes em frisos e cornijas do mesmo material, a da nave reforçada por tirantes metálicos; pavimento em lajeado de granito. As portas travessas encontram-se ladeadas por pias de água benta embutidas no muro, em granito, ornadas por folhas e de bordos boleados. Estas e as janelas estão encimadas por sanefas de talha pintada de marmoreados fingidos, com cornijas e lambrequins, as da capela-mor mais elaboradas, encimadas por cornijas interrompidas por concha e sobrepujadas por anjos de vulto. No lado do Evangelho, o púlpito quadrangular com bacia em cantaria de granito, assente em mísula com várias volutas, tendo guarda plena, de talha pintada de marmoreados fingidos verdes e dourada, de perfil galbado, formando apainelados centrados por acantos e ligados por festões; tem acesso por porta de verga reta, sobrepujado por guarda-voz em pirâmide facetada, com a pomba do Espírito Santo pintada na cobertura interior. Confrontantes, surgem duas capelas embutidas no muro, envolvidas por arco e falsas pilastras em cantaria, que rematam em cornija curva, interrompida por vieira. São dedicadas a Santo António (Evangelho) e Santíssima Trindade (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, tendo fecho saliente com as iniciais "AM". Está ladeado por capelas retabulares colaterais, dedicadas a Nossa Senhora das Dores (Evangelho) e a Crucificação (Epístola). Sobre estes e em continuidade com a cobertura, uma pintura perspetivada. Capela-mor elevada por dois degraus, tendo, nas paredes laterais, sobre os silhares de azulejo, dois painéis pintados representando lendas associadas à fundação do Santuário de Santa Maria dos Açores. Sobre supedâneo de dois degraus, a mesa de altar em cantaria de granito, composta por pilares e tampo simples. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de marmoreados fingidos e dourada, de corpo côncavo e um eixo definido por seis colunas de fuste liso e decoradas por folhagem, e por quatro pilastras com fustes decorados por acantos, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, os superiores com as faces decoradas por acantos; nos intercolúnios, quatro mísulas com imaginária. Ao centro, ampla tribuna de volta perfeita e boca rendilhada, contendo trono expositivo de cinco degraus, os superiores galbados, com o fundo pintado. A estrutura remata em fragmentos de frontão, encimados por anjos de vulto encarnados, que enquadram espaldar recortado, sobrepujado por sanefa de enrolamentos e lambrequins. Altar paralelepipédico com frontal pintado a marcar sebastos e sanefa, com decoração de aves e flores, que centram reserva circular, envolvida por anjos e querubins, contendo albarrada com as flores alusivas a Maria (rosa e açucena).

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; socos, cornijas, pilastras, frisos, pináculos, modinaturas, bacia do púlpito, pias de água benta, pavimentos e mesa de altar em cantaria de granito; portas, forros e mobiliário em madeira; silhares da nave em azulejo tradicional; retábulos e púlpito de talha pintada e dourada; coberturas em telha cerâmica.

Observações