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Igreja de São João Baptista

Igreja de São João Baptista

O ponto de interesse Igreja de São João Baptista encontra-se localizado na freguesia de Figueira no municipio de Lamego e no distrito de Viseu.

Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja matriz de estrutura maneirista, com planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita, sacristia e torre sineira, adossadas ao lado esquerdo, com coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de berço abatido, com caixotões pintados com temática mariana, de produção rococó, iluminada por janelas em capialço rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal em empena, rasgada por portal em arco de volta perfeita, flanqueado por colunas e encimado por frontão curvo interrompido, encimado por nicho concheado. Fachadas flanqueadas por cunhais apilastrados encimados por pináculos, a lateral direita rasgada por porta travessa de verga recta. Torre sineira quadrangular, de dois registos divididos por entablamento, o inferior cego e superior com ventanas em arco de volta perfeita, coberta por cúpula. Interior com coro-alto de madeira, surgindo capela na base da torre. Púlpito no lado do Evangelho, quadrangular e com acesso por escadas no lado direito. Retábulos laterais e colaterais de talha dourada do estilo barroco nacional, os últimos com prolongamento da estrutura, revestindo o arco triunfal. Retábulo-mor de talha policroma do estilo rococó, de planta convexa e três eixos.

Planta longitudinal irregular, composta por nave, capela-mor mais estreita, sacristia e torre sineira quadrangular adossadas ao lado direito, de volumes articulados e disposição horizontalista das massas, com coberturas diferenciados e escalonadas, com telhados de duas águas na nave e capela-mor, de uma na sacristia e em cúpula gomeada na torre, encimado por catavento e grimpa. Fachadas em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, excepto o corpo da capela-mor e sacristia, rebocados e pintados de branco, percorridos por faixa de cimento encarapinhado e pintado de cinza, flanqueadas por cunhais apilastrados, com fustes almofadados e encimado spor pináculos piramidais com bola, rematadas por entablamento e beiral. Fachada principal voltada a O., em empena com cruz latina assente em plinto paralelepipédico, no vértice, tendo beiral plano sobre os cunhais; é rasgada por portal em arco de volta perfeita, flanqueado por pilastras toscanas com fustes e aduelas do arco almofadados, estando ladeado por duas colunas coríntias com o terço inferior marcado, assentes em plintos paralelepipédicos almofadados, que sustentam entablamento com o friso ornado por querubins e sobrepujada por frontão curvo interrompido, tendo aletas no tímpano. Encontra-se encimado por nicho em arco de volta perfeita e interior conheado, assente em cornija e ladeado por pilastras de duste almofadado, contendo a imagem em barro do orago. No lado direito e em plano ligeiramente recuado, surge a torre sineira, de dois registos divididos por entablamento, o inferior cego e o superior rasgado por quatro ventanas em arco de volta perfeita, assentes em impostas salientes, rematando em entablamento, com gárgulas de canhão e pináculos bojudos nos ângulos. Fachada lateral esquerda, virada a N., rasgada por quatro janelões em capialço, três na nave e um no corpo da capela-mor. Fachada lateral direita, virada a S., rasgada por porta travessa de verga recta e flanqueada por pilastras toscanas, e por janela em capialço; é marcado pelo corpo da sacristia, rasgada, na face O., por porta de verga recta e moldura simples em cantaria. Fachada posterior em empena, parcialmente rebocada, criando falso tímpano de cantaria aparente na zona superior, com cruz latina sobre plinto paralelepipédico no vértice; sobre esta, é visível a empena da nave, com cruz semelhante no vértice; no lado esquerdo e em plano ligeiramente recuado, o corpo da sacristia, rasgado por janela rectilínea em capialço, protegida por grades metálicas. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por azulejo de padrão policromo, formando silhar, com cobertura em falsa abóbada de berço abatido, em caixotões de talha policroma, pintados com motivos alusivos às litanias marianas e a símbolos religiosos, assentes em friso, mísulas equidistantes e com tirantes de madeira pintada com acantos, tendo pavimento em lajeado de granito. As janelas encontram-se protegidas por vitral com cenas alusivas ao orago e dístico identificativo. Coro-alto de madeira, com guarda torneada e acrotérios de talha pintada, com acesso por porta de verga recta no lado da Epístola, através da sineira; o sub-coro possui tecto plano em caixotões com pinturas religiosas, representando um "Agnus Dei", o símbolo da mitra, uma coroa fechada e um troféu de armas e instrumentos musicais; o portal axial encontra-se protegido por guarda-vento de mdeira e bandeira em vidro. Na base da torre, em cantaria de aparelho isódomo, surge um vão em arco de volta perfeita, com cobertura em abóbada de berço assente em cornija, protegido por grade metálica vazada por motivos geométricos e pintada de verde, contendo o Senhor dos Passos. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular com bacia de cantaria assente em modilhão, tendo guarda plena de madeira, pintada com vasos floridos. Confrontantes, capelas retabulares, contendo retábulos de talha dourada inseridos em nichos rasgados na parede em arco de volta perfeita com pedra de fecho volurado e assente em pilastras toscanas, o do Evangelho dedicado a Nossa Senhora do Rosário e o oposto a Nossa Senhora de Fátima. No lado da Epístola, surge um oratório inserido num nicho na parede, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e envolvido por estrutura em talha pintada, tendo na base uma inscrição. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas de fustes e aduelas almofadados, flanqueado por retábulos colaterais de talha dourada, que se prolonga sobre o arco triunfal revestindo-o na totalidade, formando duas arquivoltas torsas unidas no sentido do raio e criando apainelados de talha decorados por acantos e anjos encarnados. Os retábulos são dedicados a Santo António (Evangelho) e Santa Bárbara (Epístola). Capela-mor com paredes, cobertura e pavimento semelhante ao da nave e com a mesma temática decorativa, tendo a janela protegida por vitralncom uma cruz, sudário e motivos eucarísticos. Na parede testeira, retábulo-mor de talha policroma de branco, vermelho, azul e dourado, de planta convexa e três eixos definido por duas pilastras com os fustes ornados por concheados e duas colunas co o fuste pecorrido por espira fitomórfica, todos assentes em duas ordens de plintos, os inferiores paralelepipédicos e os superiores galbados; ao centro, tribuna de perfil recortado com moldura e fecho concheado, contendo o fundo pintado com elementos florais e trono expositivo de três degraus e baldaquino com espaldar recortado e ornado por concheados; na base deste, surge o sacrário embutido om a porta ornada por estrela de oito pontas contendo cruz; os eixos laterais são formados por apainelados recortados com o fundo pintado por motivos florais e com mísulas tendo imaginária; remate em fragmentos de frontão e espaldar recortado ornado por enorme frontão; altar em forma de urna ornado por cartela assimétrica de concheados. No lado da Epístola, porta de verga recta de acesso à sacristia, rebocada e pintada de branco, percorrida por azulejo semelhante ao do templo, com tecto plano e pavimento em ladrilho cerâmico e estrado de madeira junto ao arcaz do mesmo material.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, parcialmente rebocada; modinaturas, pavimentos, colunas, pilastras, mísulas, frisos, cornijas, pináculos, base do púlpito e cruzes em cantaria de granito; interior percorrido por azulejo industrial; coberturas, portas, retábulos, coro-alto, guarda-vento, guarda do púlpito e arcaz de madeira; caixilharias e grade da capela do Senhor dos Passos em ferro; imagem do orago em terracota; pavimento da sacristia em ladrilho cerâmico; coberturas exteriores em telha de aba e canudo; janelas com vitral.

Observações

*1 - nome de uma quinta na freguesia.