Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Muralhas e Torreões de Lagos

Muralhas e Torreões de Lagos

O ponto de interesse Muralhas e Torreões de Lagos encontra-se localizado na freguesia de São Gonçalo de Lagos no municipio de Lagos e no distrito de Faro.

Arquitectura militar, medieval, renascentista. Planta em forma de pentágono irregular, com 9 baluartes quadrangulares - pentagonais, com orelhões e rampas de acesso para artilharia pesada. A muralha medieval envolvia todo o casario em volta da Igreja de Santa Maria do Castelo e tinha pelo menos dois pontos de passagem para o exterior, um para a praia (Porta do Mar ou da Ribeira) e outro para terra (Porta da Vila), e talvez uma poterna. Muralha resultante da intersecção de 2 cercas, a medieval (marítima), mais espessa, e a 2ª cerca (do lado terra) já com características renascentistas pontuada por 7 baluartes. Ao contrário do usual, não se situa num ponto alto mas junto ao rio. A forma dos Baluartes da Porta da Vila, da Alcaria e da Porta dos Quartos, respectivamente 1.º, 4.º e 5º baluartes da Cerca Nova, responde já às novas características da balística, introduzida no séc. 15.. A localização do baluarte da Porta da Vila, num ponto de cota elevada sobranceiro à cidade, permitndo um controlo total da muralha e área abrangente; a envolvente do Baluarte de São Francisco / Baluarte do Jogo da Bola, 7º baluarte da Cerca Nova.

Planta incompleta em forma de pentágono irregular, pontuada por 9 baluartes e com 5 ruas de acesso. Intersecção de 2 cintas de muralhas de épocas diferentes. Da cerca medieval ainda existe o pano de muralha voltado ao mar, a E., desde o antigo Paço dos Governadores (actualmente o Hospital de Lagos), à Porta de São Gonçalo e ao Baluarte da Torre do Trem. Segue, parcialmente desmantelada para S., até à Porta da Vila. É neste ponto, no Baluarte de Santa Maria que começa a Cerca Nova, estendendo-se para O., com os Baluartes da Praça de Armas, da Conceição e da Alcaria. Neste último, a orientação muda para N., com os Baluartes da Porta dos Quartos e de Santo Amaro. No baluarte seguinte, o de São Francisco, a muralha, agora incompleta, segue em direcção ao mar, para E.. Na cerca medieval, a Porta de São Gonçalo encontra-se ladeada por 2 torres de secção quadrada, avançadas em relação à muralha; os lanços de muralha, com 2m de espessura e uma altura que varia entre os 7,5m a 10m, dividem-se no remate em duas zonas: o caminho de ronda e o parapeito, no qual assentam as ameias e seteiras. A Cerca Nova responde já às características do uso de artilharia, constituída por 3 baluartes de flancos retirados (de Santa Maria, da Alcaria e de São Francisco) e 4 torres ou meios baluartes (da Praça de Armas, da Conceição, da Porta dos Quartos e de Santo Amaro). O ajardinamento fente à porta de São Gonçalo é da autoria do Arquitecto Paisagista António Viana Barreto. Baluarte da Porta da Vila de planta poligonal, três orelhões com cunhais em pedra aparelhada, acesso à plataforma do topo através de rampa com alguns degraus e parapeito com aberturas para artilharia e canhoneiras. Baluarte da Porta dos Quartos de planta quadrangular, com três orelhões com cunhais em cantaria aparelhada; acesso à plataforma do topo através de escadaria com degraus largos e vão de porta com moldura em cantaria; parapeito com aberturas para artilharia e canhoneiras. O Baluarte de São Francisco / Baluarte do Jogo da Bola tem igualmente planta quadrangular, dois orelhões com cunhais revestidos a cantaria, acesso à plataforma do topo através de rampa com alguns degraus e parapeito com canhoneiras. Baluarte da Alcaria / Baluarte das Freiras de planta quadrangular, situado no ângulo SO. da Cerca Nova, do lado terra. Tem 2 orelhões com cunhais em pedra aparelhada. Acesso à plataforma do topo através de escadaria com degraus largos. Parapeito com canhoneiras.

Materiais

Taipa (rebocada em alguns troços), alvenaria de pedra, cantaria (canhoneiras), tijoleira (topo dos baluartes da Alcaria e da Porta dos Quartos)

Observações

*1 - DOF...compreendendo especialmente as Portas de Portugal e a do Postigo e os restos dos Antigos Paços dos Governadores do Algarve, onde habitou o Infante D. Henrique; *2 - Incluía os fortes da Meia Praia e da Ponte da Bandeira, as baterias do Pinhão, de Nossa Senhora da Piedade, do Porto de Mós, de São Luis de Almádena, de Vera Cruz da Figueira e do Zavial; esta última teria sido uma torre de vigia, cuja época de construção e cuja localização se desconhecem, aventando-se a hipótese de se localizar no Alto de Mil-Rei.