Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial da Luz de Lagos

Igreja Paroquial da Luz de Lagos

O ponto de interesse Igreja Paroquial da Luz de Lagos encontra-se localizado na freguesia de Luz no municipio de Lagos e no distrito de Faro.

Arquitectura religiosa, gótica, manuelina e barroca. Igreja paroquial de planta liongitudinal, contrafortada. Interior de espaço unificado com capela-mor coberta por abóbada de nervuras de perfil rebaixado. A igreja é contrafortada apenas do lado N., com contrafortes de talude muito salientes, que aparentam ter sido arcobotantes na origem.

Planta longitudinal, composta por corpo da igreja de nave única, rectangular, e cabeceira quadrangular, com Sacristia adossada a S., rectangular. Massa de volumes articulados, horizontalizante, de que sobressaiem em altura dois campanários e a torre sineira. Coberturas em telhados de 2 águas sobre o corpo da igreja, de 1 água sobre a Sacristia e domo piramidal sobre a torre sineira. Fachada principal orientada, harmónica, a que se adossa a S. a torre sineira; ao centro rasga-se portal de arco pleno inscrito num pequeno alfiz marcado por duas pilastras, que se elevam das impostas, superiormente unidas por uma cornija sobre a qual assentam duas urnas a ladear uma cruz pétrea; o portal é encimado por um óculo e o remate é em empena angular finalizado por uma cruz de ferro; os panos laterais são ocupados pelos 2 campanários, marcados por pilastras, sendo perifericamente o de N. em cunhal, de registo inferior cego dividido do segundo por uma cornija, e este vazado pelas sineiras em arco pleno, renatadas por um pequeno coruchéu de ressaltos acantonado e encimado por fogaréus; a torre sineira é delimitada por cunhais finalizados por pináculos; é de registo único aberto por 2 frestas e rematado em empena curva de perfil rebaixado e coroado pelas 4 sineiras em arco pleno. Fachada lateral N.: marcada por 5 contrafortes de talude, muito salientes, entre os quais se rasgam 4 frestas; remate em beiral. Fachada S.: com dois registos escalonados, o inferior aberto por duas portas; remates em beiral. INTERIOR: Nave única de dois tramos cobertos com tecto de maceira; do lado do Evangelho Baptistério quadrangular com pia de taça facetada sobre coluna e, junto à entrada, pia de água benta decorada com troncos entrançados; arco triunfal quebrado de três arquivoltas sobre outras tantas colunas encimadas por capitéis vegetalistas. Capela-mor coberta com abóbada de nervuras de perfil rebaixado, apoiada em mísulas vegetalistas com cadeia longitudinal e 3 bocetes decorados, um floral, outro com uma cruz florenciada e outro com o monograma IHS (Jesus); retábulo de talha dourada, com colunas salomónicas intercaladas por nichos com imagens de vulto policromadas, a suportar arcos concêntricos unidos por raios de talha *1.

Materiais

Cantarias de calcário, alvenaria mista, madeira, talha dourada, vidro, ferro, betão armado.

Observações

*1 - ao invés do que afirma Francisco Lameira (LAMEIRA, 2005), o retábulo não parece ter sido projectado de raiz para este local, mas sim adapatado ao espaço onde se insere; para além do retábulo da capela-mor existiam altares laterais, sobre invocação do Sagrado Coração, do lado do Evangelho, e de Nossa Senhora de Fátima, do lado da Epístola.