Portal de Cidadania

Capela de São Lázaro

Capela de São Lázaro

O ponto de interesse Capela de São Lázaro encontra-se localizado na freguesia de Vila do Touro no municipio de Sabugal e no distrito de Guarda.

Capela de construção quinhentista, de que subsiste o portal, de volta perfeita e de arestas biseladas, apesar de ter sofrido uma obra de regularização das aduelas, remodelado na segunda metade do séc. 20, com a sua ampliação em altura e largura. É de planta retangular simples com cobertura interior de madeira em masseira iluminada uniformemente por frestas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em empena, rasgada em três eixos de vãos, compostos por portal em arco de volta perfeita e de arestas biseladas, ladeado por pequenos postigos. Interior com simples mesa de altar, existindo uma segunda no exterior, revelando a intensidade do culto no local.

Planta retangular simples, de volume único com cobertura em telhado de duas águas rematadas em beiradas simples. Fachadas em alvenaria, rebocada e pintada de branco, percorridas por faixas pintadas de cinza. Fachada principal virada a oeste, rematada em empena, com cruz latina sobre duas ordens de plintos, no vértice, ambos embutidos na estrutura, revelando a ampliação do edifício em altura. É rasgada por portal em arco de volta perfeita, com a moldura formada pelas aduelas, de arestas biseladas, ladeado por postigos retilíneos, protegidos por grades. As fachadas laterais são semelhantes, rasgadas por pequenas frestas junto ao altar-mor. Fachada posterior rematada em empena, cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, cobertura de madeira em masseira, pintada de azul e assente em frisos. A ladear o portal, pia de água benta, em cantaria de granito, embutida no muro. Na parede testeira, mesa de altar em mármore, encimada por estrutura escadeada, em forma de trono, onde surge imaginária.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, cruz e altar exterior em cantaria de granito; portas, coberturas e mobiliário de madeira; coberturas exteriores em telha cerâmica; mesa de altar e trono em mármore.

Observações