Espaço verde de recreio. Piscina e jardim de características modernistas, manifestadas, numa opção de escolha clara de espécies arbóreas climax. Outra característica do modernismo patente neste projecto é a grande preocupação com o conforto do peão.
Numa ampla concha de terreno, no extremo SE. do aldeamento turístico da Prainha, situa-se, na sua zona de menor cota, a PISCINA, num espaço murado e de acesso restrito . No extremo SE. da área envolvente da piscina situa-se um MIRADOURO sobre a falésia com vista para o mar . A área envolvente da piscina, em sua grande parte arrelvada, encontra-se modelada em sucessivos SOCALCOS. Ainda na zona SE. situa-se no ponto de maior cota um RESTAURANTE. Os percursos, apenas pedonais, são reduzidos ao extremo incentivando ao pisoteio livre do relvado. Estes caminhos são, na zona mais alta, a NO. da piscina, um caminho com início no portão de acesso, de início rectilíneo para depois curvar para a esquerda, numa zona declivosa, prolongando-se depois numa escadaria, de implantação orgânica, com planta sinuosa, em harmonia com o declive do terreno, para terminar no relvado, na zona de menor cota, na proximidade da piscina. A poente desta, separada pela única zona de escarpa existente, no topo da qual se situam quatro exemplares de palmeiras (Washingtonia robusta), situa-se uma outra escadaria na proximidade, semelhante à primeira na planta, que permite vencer o declive do local. Tanto os caminhos, como as escadas, são pavimentados a tijolo, e o miradouro, a zona que envolve directamente a piscina e a esplanada do restaurante, pavimentados a tijoleira. A Piscina apresenta um formato aproximado da letra ómega minúscula, apresentando no seu interior uma zona circular de menor cota que comunica com duas protuberâncias do seu formato que constituem zonas menos profundas, de acesso mais fácil. Junto a uma destas zonas, a situada mais a S., situa-se o miradouro, de planta em c, com murete de suporte em pedra solta com banco integrado como limite nascente com a piscina como limite N., onde de facto se situa o único acesso. Nas restantes orientações apresenta, como limite sobre a falésia, uma guarda de metal . Uns metros acima do miradouro, situa-se um relvado que confina com a esplanada do RESTAURANTE. Este, de planta aproximadamente rectangular, de orientação do maior eixo NE. - SO., com estrutura em madeira e cobertura em placas de fibrocimento ondulado, aberta sobre o exterior, com zona de serviço ao centro, situa-se no ponto de maior cota a SE. da piscina,. Liga-se por meio de umas escadas rectilíneas à piscina, junto a murete em pedre seca que se prolonga para o miradouro, vencendo o talude que os separa. Os socalcos arrelvados constituem a zona de estar, encontrando-se aqui alinhadas várias espreguiçadeiras dispersas ou em grupos, ensombradas por chapéus-de-sol revestidos a colmo. Os topos a NE., E. e a NO. da piscina e até meio da encosta que os separa desta, são arborizados por grandes pinheiros mansos que ensombram os caminhos e uma pequena parte da zona de estar. Na orla dos aglomerados de pinheiros mansos (Pinus pinea), encontramos espécies arbustivas como os aloe (Aloe arborescens), a piteira (Agave americana), e o loendro (Nerium oleander).
Materiais
INERTES: Guarda em metal; escadas em tijolo maciço e pavimento em tijoleira; guarda em madeira, espreguiçadeira em plástico; VEGETAL: árvores - palmeira (Washingtonia robusta) e pinheiros mansos (Pinus pinea); arbustos - aloe (Aloe arborescens), piteira (Agave americana) e loendro (Nerium oleander).
Observações
EM ESTUDO