Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Solar dos Vaz Quina

Solar dos Vaz Quina

O ponto de interesse Solar dos Vaz Quina encontra-se localizado na freguesia de Argozelo no municipio de Vimioso e no distrito de Bragança.

Casa nobre de provável construção seiscentista, a que se acrescentou a capela num dos topos, depois de 1719, e reformada em finais do séc. 18, após a concessão de carta de armas (1781), altura em que se deve ter alterado o portal central da ala residencial e feito a decoração de concheados. Apresenta planta retangular, integrando no extremo esquerdo capela, volumetricamente indistinta, mas decorativamente demarcada. A fachada principal, de cunhais apilastrados e terminada em friso e cornija, tem a ala residencial de dois pisos, rasgada por vãos abatidos, correspondendo no primeiro a portal central, encimado por friso e cornija, sobreposta por brasão de família, duas janelas de peitoril, uma fresta e portal largo, e, no andar nobre, por janelas de sacada, com guardas em ferro. As duas janelas de sacada central, que enquadram o brasão, são distintas das restantes, visto assentarem em mísulas e rematarem em cornija reta. A capela, coroada por sineira, é rasgada por portal de verga abatida, encimada por friso e cornija, elementos decorativos e óculo trilobado, entre concheados.

Planta retangular irregular composta por vários corpos, o principal virado à estrada e tendo à esquerda capela. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachada principal virada a E., rebocada e pintada de branco, com faixa a azul, percorrida por soco de cantaria e terminada em friso e cornija. Apresenta dois panos, separados por pilastras toscanas, o maior correspondente à ala residencial e os da capela coroados por pináculos tipo pera sobre plintos paralelepipédicos. A capela é coroada por sineira central, em arco de volta perfeita, sobre pilares percorridos por dois sulcos, albergando sino e rematada em cornija angular sobreposta por cruz latina de braços trevados. É rasgada por portal de arco abatido com moldura terminada em cornija contracurva, sobreposta por cartela recortada sem inscrição, encimada por friso e cornija angular; sobre esta, dispõem-se ainda uma vieira, cruz latina de cantaria relevada e óculo trilobado, com moldura envolvida por concheados e gradeado; o portal é ladeado inferiormente por concheados. Ala residencial de dois pisos, separados por friso, rasgado no primeiro por portal central em arco deprimido, sobre pilastras, com moldura terminada em cornija, encimada por friso e cornija, sobreposta, ao nível do andar nobre, por tabela ornada de concheados relevados e cartela retangular, de ângulos côncavos, contendo o brasão com as armas de família; inferiormente, o portal é ladeado por aletas com elementos vegetalistas. No primeiro piso abrem-se ainda duas janelas de peitoril, gradeadas, de verga abatida, moldura terminada em cornija contracurva, com peitoril saliente e pano de peito de cantaria, e, nos extremos, por fresta de capialço, à esquerda, e por largo portal de verga reta e de ângulos internos curvos, à direita. No andar nobre rasgam-se seis janelas de sacada, com guarda em ferro, de verga abatida e moldura terminada em cornija contracurva, exceto as duas centrais que ladeiam o brasão, que terminam em cornija reta e a sacada assenta em duas mísulas. Fachada lateral esquerda da capela terminada em cornija e rasgada por fresta na zona do retábulo-mor.

Materiais

Estrutura em alvenaria de xisto, rebocada e pintada; soco, pilastras, frisos, cornijas, pináculos, plintos, sineira, cruz, molduras dos vãos e sacadas em cantaria de granito; portas e portadas de madeira; vidros simples; guardas e grades em ferro; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO