Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela de planta longitudinal com fachada principal em empena contracurvada, rasgada com vãos em eixo composto por portal de arco abatido, ladeado e encimado por óculos. Fachadas com cunhais apilastrados e remates em cornija, sendo os laterais rasgados por janelões na zona do altar-mor e porta travessa no lado esquerdo. Cobertura interior em falsa abóbada de berço abatido, com estuques geométricos, neobarrocos. Retábulo-mor de talha dourada maneirista com dois pares de colunas pseudo-salomónicas e painel central. Semelhanças da fachada principal com a Capela do Mártir São Sebastião, também na freguesia de Cambres (v. PT011805050052).
Planta longitudinal simples, com coincidência entre o exterior e o interior. De volumes simples e disposição horizontalistas das massas e cobertura de telhado homogéneo a duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, com cunhais apilastrados e remates em cornija. Fachada principal voltada a SO., com portal em arco abatido, moldurado e pedra de fecho saliente, ladeado por óculos circulares e encimado por outro quadrilobado. Remate em empena curvada e contracurvada encimada por frontão curvo, com pequena cartela ilegível no tímpano e cornija, com cruz latina sobre plinto. Sobre os cunhais, pináculos piramidais. No lado esquerdo, sineta em estrutura metálica. Fachada NO. com porta de verga recta moldurada e fresta em plano superior junto ao altar-mor, igualmente com moldura. Fachada SE. rasgada por fenestração semelhante e confrontante à anterior. Fachada posterior cega, em empena com cruz latina floreada assente em base no vértice. INTERIOR com portal de verga recta, encimado por janela quadrangular com vidro colorido ( vermelho, azul e branco ). No lado do Evangelho, base do púlpito de granito serve de suporte à imagem do Sagrado Coração de Jesus. No lado da Epístola, pia de água-benta semicircular. Sobre supedâneo, retábulo-mor de talha dourada de planta recta e um eixo formado por dois pares de colunas pseudo-salomónicas, decoradas com pâmpanos, que enquadram painel e mísula central com a imagem da podroeira. Remate em friso de querubins e cornija. Na base do nicho, o sacrário e altar em forma de urna com marmoreados fingidos. Lateralmente, dois armários de apoio ao culto. Ara de altar granítica.
Materiais
GRanito, rebocos, madeira, estuque, azulejo.
Observações
*1 - cf. ALVES, Alexandre, op. cit. 1978, pp. 364 e 365, que transcreve uma escritura para a obra da capela com João de Lemos, mestre carpinteiro, que não se chegou a realizar.