Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita e baixa, com fachada principal em empena contracurvada, rasgada por portal em arco abatido, ladeado por janelas, com tipologia semelhante à de Nossa Senhora da Conceição (v. PT011805050060), na povoação de Penelas. Fachadas com cunhais apilastrados e remates em cornija, sendo a lateral direita rasgada por janela e porta travessa. Coberturas interiores de madeira de dois e três panos. Retábulo-mor de talha em branco, rococó, com nicho central ladeado por pilastras, colunas com capitéis coríntios e orelhas; frontão interrompido por espaldar.
Planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita e baixa, ladeada por instalações sanitárias, com coincidência entre o exterior e o interior. De volumes articulados e disposição horizontalista das massas, com coberturas de telhados diferenciados a duas e três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, com cunhais apilastrados e remates em cornija. Fachada principal orientada com portal principal de arco abatido emoldurado, com pedra de fecho saliente e cornija, ladeado por duas janelas gradeadas, de perfil rectangular, de extremidades curvas, e sobrepujado por cartela. Remate em empena contracurvada, encimada por cornija curva coroada por cornija e cruz assente em base. Sobre os cunhais, pináculos piramidais. Fachada S. cega, tendo, no volume das instalações sanitárias, pequena fresta. Fachada N. tem, no corpo da nave, porta travessa de verga recta, moldurada e, no da capela-mor, janela rectangular em capialço, também moldurado. Fachada posterior com porta para as instalações sanitárias e pequena fenestração, sendo cega na capela-mor. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por silhares de azulejo padrão, coberturas de madeira de dois panos na nave e de três na capela-mor. Guarda-vento de madeira, ladeado por duas fenestrações rectilíneas e, no lado do Evangelho, púlpito quadrangular com base e escadas graníticas e guarda metálica com decoração central volutada. No lado da Epístola, junto ao portal, pia de água benta concheada, de bordo boleado. Arco triunfal de volta perfeita, assente em impostas salientes. Retábulo-mor de talha em branco, de planta convexa e um eixo com nicho central de arco polilobado e mísula com a imagem do orago, ladeado por pilastras decoradas com concheadas e colunas de fuste liso também com conchas e capitéis coríntios, assentes em plintos galbados; orelhas recortadas com concheados e enrolamentos. Remate em frontão interrompido e espaldar ostentando, em posição centralizada, um Sagrado Coração envolto por resplendor e remate em cornija borromínica. Altar em forma de urna com cartela recortadas com assas de morcego e acantos.
Materiais
Cantaria de granito na estrutura, rebocada, nos embasamentos, molduras, cunhais, pináculos, cornijas, cruz da empena, arco triunfal, escadas de acesso ao púlpito; madeira nas portas, coberturas internas, guarda-vento, retábulo-mor e imaginária; telha de aba e canudo; metal nas grades das janelas, guarda do púlpito, em ferro pintado; azulejo industrial no interior; cimento nas juntas.
Observações