Igreja paroquial de duas naves, tipologicamente denominada por Marta Arriscado de Oliveira e José Ferrão Afonso como igreja colunária, igreja arquitectural algo arcaica com cobertura leve de madeira sobre colunas e estruturas murarias. Retábulos de talha policroma e dourada, barrocos. Apesar de apresentar duas naves, a igreja não perdeu a noção de axialidade que é lida a partir da entrada principal, com um portal gótico em alfiz, de formas desguarnecidos.
Planta retangular composta por duas naves e capela-mor, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal de dois panos, o principal mais alto, de cunhais apilastrados e terminado em cornija, sobreposta por duas sineiras, em arco apontado, assente em pilares e rematado em cornija sobreposta por bolas sobre plintos e cruz central sobre globo; no alinhamento dos cunhais dispõem-se pináculos sobre plintos paralelepipédicos. É rasgado por portal de arco apontado, de duas arquivoltas, a exterior mais fina e biselada, inserido em alfiz. O pano do lado esquerdo, termina em meia empena e é rasgado por fresta de moldura em capialço. Na fachada lateral esquerda rasga-se portal, em arco de volta perfeita, percorrido por friso fitomórfico, e com cruz de Cristo. INTERIOR com as duas naves separadas por quatro colunas fortes, sem êntase, uma delas com fuste mais fino e diferente, com capitéis imperfeitamente formados. Paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento de cantaria e cobertura de madeira envernizada. Possui coro-alto apenas sobre a nave principal e arco triunfal de volta perfeita sobre pilares, ladeado por dois retábulos colaterais de talha policroma e dourada. No topo da nave do Evangelho, dispõe-se de ângulo um outro retábulo de talha policroma e dourada. Capela-mor com retábulo-mor de talha policroma e dourada, de planta reta e três eixos separados por quatro pilastras decoradas de motivos vegetalistas e quatro colunas torsas de espira fitomórfica.
Materiais
Observações
EM ESTUDO. *1 - a capela-mor é alta e espaçosa, com paredes de alvenaria de pedra e barro, com forro de ripado de madeira e um altar de pedra com a imagem de vulto de São Martinho, pintada de novo; no lado direito, sacristia com porta nova fechada; possui arco triunfal de tijolo desguarnecido e a nave tem as paredes de pedra e barro e dois altares a ladear o arco, encimado pela pintura de um Calvário; num canto a pia baptismal; sobre o portal principal, de cantaria, surge campanário de alvenaria de pedra e barro, rebocado e com dois sinos; refere a paramentaria e uma cruz velha de madeira e dois cálices de estanho (DIAS, pp. 41-42). *2 - os apontamentos para se dourar o retábulo determinam, entre outras cláusulas e orientações, o seguinte: o aparelho devia ser com "gesso grosso e mate as manos convenientes e depois se lhe dara bolo tudo com cola deretalho, e sera toda doirada altos e baixos com oiro sobido as cores das figuras serão emcarnadas a polimento e as azas dos sarafinsserão estofadas sobre oiro e gravadas a tinta de oiro Ivara seus robins e esmeraldas em algumas rozas [...] e tudo sera a eleição do oficial feito tudo nesta forma".