Arquitectura residencial, seiscentista. Casa nobre urbana de planta retangular, irregular, evoluindo em dois pisos, o térreo e o andar nobre, de acentuado desenvolvimento horizontal. Apresenta fachada principal terminada em friso e cornija, cunhais apilastrados e pisos separados por friso e cornija, rasgada regularmente por vãos rectilíneos, correspondendo no piso térreo a portas e janelas molduradas encimadas por cornija ladeando o portal central de moldura almofada e, no andar nobre, a janelas de sacada, molduradas e encimadas por cornija recta.
Planta retangular, irregular, com coberturas diferenciadas em telhados de várias águas. Fachadas de dois pisos rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal, virada a NE., de dois pisos separados por cornija, com embasamento de cantaria a acompanhar o declive do terreno, duas ordens de pilastras toscanas nos cunhais e remate em friso e cornija. É rasgada por nove eixos de vãos rectilíneos, sobrepostos; no piso térreo rasga-se ao centro o portal, envolvido por moldura decorada por almofadas rectangulares, possuindo a porta, de duas folhas; é ladeado por oito vãos, quatro de cada lado, de molduras simples, as janelas apresentando caixilharia de guilhotina e gradeamento exterior de ferro fundido. No andar nobre abrem-se nove janelas de sacada, com moldura simples de cantaria encimada por cornijas rectas, com portas envidraçadas de duas folhas que abrem para a sacada, com gradeamentos independentes. A fachada lateral direita, de dois pisos separados por cornija, com embasamento de cantaria a acompanhar o grande declive do terreno, é definida por três panos, o central de maior dimensão é rasgada por três eixos de vãos retilíneos, sobrepostos e os laterais de um eixo.
Materiais
Paredes rebocadas e pintadas; cornijas, pilastras, frisos, embasamento e molduras dos vãos em cantaria de granito; guardas e gradeamentos em ferro fundido; portas e caixilharia em madeira; vidro simples; cobertura em telha.
Observações
EM ESTUDO