Arquitectura religiosa, barroca, rococó e neoclássica. Edifício de planta rectangular, composta por igreja e convento adossado lateralmente. Igreja de planta longitudinal, de nave única, com fachada principal em cantaria, ritmada por pilastras e largas cornijas recortadas a dividir os registos, flanqueada por torres sineiras. Interior com coro-alto assente em arco de cantaria, nave ritmada por pilastras, com cobertura em abóbada de berço de cantaria e pavimento de mármore e madeira, com capelas retabulares neoclássicas, arco triunfal de volta perfeita, capela-mor com pavimento de mármore e cobertura em abóbada de estucada. Retábulo-mor rococó em talha dourada e policromada com marmoreados. Edifício conventual, de planta rectangular, definindo interiormente claustro quadrangular, com fachada principal ritmada por pilastras, que definem módulos verticais onde se abrem vãos alinhados com grossas molduras de cantaria, demarcando-se o pano central todo em cantaria, onde se abre o portal principal. Interior com capela de Nossa Senhora Aparecida com decoração de pilastras com capitéis galbados, medalhões de concheados, arcos almofadados, cuja decoração se prolonga para cúpula elíptica. Toda a decoração da fachada principal repete-se no interior, sendo tratada como se fosse um trabalho de talha. Todo o interior da igreja em cantaria revela-se um óptimo trabalho de arquitectura, em que as pilastras, nichos e esculturas atingem um alto nível técnico. O altar-mor, embora tardio, é de excelente qualidade, assim como os altares de Nossa Senhora das Dores e de Santo António. A pequena capela de Nossa Senhora da Aparecida ou dos Monges é coberta por cúpula, cuja decoração em cantaria existente nas paredes se prolonga para a cúpula através das trompas e pedras de fecho dos arcos, dando ilusão de uma grande dimensão que o espaço na verdade não tem.
Planta rectangular composta por igreja e convento adossado lateralmente, a E.. Volumes escalonados, de dominante horizontal, quebrada pelo verticalismo das torres sineiras, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas e coruchéu coroado por urna nas torres. IGREJA de planta longitudinal, com nave única e capela-mor rectangulares em eixo e torres sineiras quadrangulares adossadas lateralmente à fachada principal. Fachada principal virada a N., em cantaria, flanqueada por torres sineiras, rematada em empena contracurvada e cruz sobre acrotério ao centro, ritmada por possantes pilastras sobrepujadas por urnas, definindo três panos verticais, e horizontalmente dividida por cornijas salientes e recortadas, em dois registos. No primeiro registo, e no pano central, portal de verga e moldura recortada coroado por friso e cornija quebrada, sobrepujado por janelão de moldura recortada, ladeado por dois idênticos menores. No segundo registo, e no painel central, janelão de remate trilobado ladeado por dois nichos que albergam as imagens de pedra de São Filipe Néri e São Martinho de Dume. Torres sineiras definidas por pilastras, coroadas por pináculos, com acesso interior e três registos, o primeiro rasgado por dois janelões em eixo, o segundo com relógio coroado por cornija quebrada e o último com quatro sineiras, em arco de volta perfeita, rematadas por platibanda, com pináculos nos ângulos. Fachada posterior a S., em empena, com cruz sobre acrotério e pináculos nos extremos. INTERIOR: Coro-alto sobre arco abatido, com cartela ao centro, assente em modilhões, com balaustrada de madeira e portas laterais de acesso. Sub-coro com silhar de azulejos policromos a verde e branco definindo desenhos geométricos e duas pias de água benta a ladear guarda-vento de madeira com pintura polícroma. Nave com cobertura em falsa abóbada de berço forrada a corticite, assente em cornija saliente e pavimento em mármore e madeira. Paredes laterais ritmadas por pilastras coríntias, com dois registos marcados por duplas cornijas, com órgão de tubos em talha dourada e policromada com marmoreados a verde amarelo e vermelho, junto ao coro-alto, oito capelas laterais retabalares de arco pleno, assentes em pilastras toscanas, com retábulos de talha dourada e polícroma a branco, de planta recta, de um só eixo, com decoração de volutas, acantos, grinaldas e anjos, sendo no lado do Evangelho de invocação de São Bento, São José, Sagrado Coração de Jesus e Cristo Crucificado e no da Epístola de Santo António, Santo Amaro, Santa Ana e a Virgem e Nossa Senhora das Dores e dois púlpitos quadrados, confrontantes, com base de pedra sobre mísula e guardas vazadas com balaustrada de madeira. Arco triunfal pleno, com aduelas almofadas, marcadas por motivo decorativo, sobre pilastras coríntias sobrepostas, ladeado por quatro nichos concheados, em eixo, de arco pleno sobre pilastras dóricas, albergando as imagens de pedra de Abraão e David, do lado do Evangelho e Isaac e Jacob, do da Epístola. Capela-mor sobreelevada a que se acede por dois degraus de pedra, com pavimento de mármore e cobertura em abóbada de berço estucada e pintada, decorada com motivos vegetalistas. Paredes laterais com lambril de mámore e superiormente estucada e pintada de verde e branco com motivos em losango, ritmada por pilastras coríntias, com dois registos marcados por cornija dupla, entre friso denteado. São rasgadas por duas portas encimadas por dois janelões rectangulares, sobrepostos. Retábulo-mor de talha dourada e polícroma com marmoreados a verde, azul e rosa, de planta recta, de um só eixo, rematado por frontão curvo interrompido, sobrepujado por espaldar ladeando por anjos. Tribuna recortada, enquadrado por dois pares de colunas coríntias, com fustes estriados. No banco, sacrário enquadrado por par de colunas espiraladas. CONVENTO, de planta rectangular definindo interiormente claustro quadrangular com chafariz central. Edifício de três pisos com fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal ritmada por pilastras colossais, desenvolvendo cinco módulos verticais. Pano central em cantaria, rematado por de frontão contracurvado, mais elevado, com o brasão dos Oratorianos na base, enquadrado no primeiro piso, por colunas dóricas e aletas, que emolduram o portal principal de verga recta, decorado com caneluras e no segundo por pilastras jónicas que definem arco ultrapassado, onde se rasga janela de sacada sobre possantes mísulas, rematada por cornija recta e encimada por janela em arco abatido de guilhotina. Panos laterais, rasgados por janelas de moldura recortada, sendo as do primeiro piso de verga recta e dois batentes e as dos superiores em arco abatido e de guilhotina. No segundo piso, janelas encimadas por cornija quebrada, sendo as das extremidades de sacada. No gaveto, delimitando a fachada conventual, largo cunhal em cantaria onde se rasgam dois conjuntos de três janelas, sobrepostas e dissemelhantes, com decoração de concheados, volutas e acantos. CLAUSTRO com arcaria ritmada por pilastras toscanas, tendo o piso superior vãos constituídos por janela de sacada ladeada por quatro janelas rectangulares, organizados simétricamente. Ao centro, fonte com tanque quadrilobado, com taça central por onde jorra a água.INTERIOR com átrio com lambril de azulejos estampilhados, amarelos, azuis e brancos, com portas laterais de acesso ao piso superior e frontal de passagem para o claustro e espaços adstritos à Irmandade, com relevância para uma pequena capela denominada de oratório dos Monges ou de Nossa Senhora da Aparecida, com decoração em cantaria, com cobertura em abóbada de arestas, com cúpula elíptica, ao centro, com registo demarcado por cornijas, rasgado por óculos, moldurados, com demarcação no fecho, prolongando-se para a cornija que delimita o fecho da cúpula, pintado com rosetão. Entre os óculos, pilastras coríntias que se ligam a trompas. Paredes da capela decoradas com medalhões com concheados e pilastras de capitel galbado, que sustentam arcos almofadados, cujas pedras de fecho se prolongam para a cúpula. Na parede testeira retábulo de talha dourada, albergando a imagem de Nossa Senhora da Aparecida.
Materiais
Estrutura, molduras das portas e janelas, fonte do claustro, pavimento do primeiro piso da ala conventual e coro alto em granito; pavimento da capela-mor de mármore; pavimento da igreja de mármore e madeira de riga; revestimento das paredes e tecto da capela-mor em estuque; tecto da nave em corticite; coberturas de telha de canudo; portas, guarda-vento retábulos, órgão, balaustrada do coro-alto e guardas dos púlpitos de madeira; sacadas e grades das janelas em ferro.
Observações
*1 - DOF: Convento, Colégio e Igreja dos Congregados, também denominado da Congregação de São Filipe de Néri; *2 - Na época da construção esta rua denominava-se Cangosta da Palha; *3 - custeado integralmente por donativo do Dr. Teotónio dos Santos; *4 - estas obras, com um custo de cerca de 18.000 contos, foram supervisionadas pela DGEMN e subsidiadas pela Irmandade e donativos de pessoas singulares e colectivas.