Casa unifamiliar novecentista, torreada com dois corpos articulados, sendo o principal de planta rectangular alongada, e o outro, mais recente, adossado em eixo, correspondendo a torre de planta quadrangular. Fachadas parcialmente revestidas a azulejo, com varanda em ferro, na fachada lateral, voltada ao jardim. Possui na fachada lateral, voltada ao jardim, uma varanda fechada de ferro*1. As fachadas do corpo principal são revestidas a azulejos relevados amarelos e brancos, tipo Massarelos. Tectos com decorações em estuque. Lareira do salão de madeira, com decoração de acantos e atlantes.
Planta composta por dois corpos, um principal, rectangular, alongado, e outro adossado a E., em eixo, correspondente à torre, quadrangular, articulados e escalonados, de dominante horizontal quebrada pelo acentuado verticalismo da torre. Coberturas diferenciadas em telhados de três águas (corpo principal, telheiro e varanda) e quatro águas (torre). Corpo principal de dois pisos, com fachadas com pilastras nos cunhais, revestidas a azulejos relevados, policromos a castanho, amarelo e branco, nafachada principal e no segundo piso da fachada posterior e rebocadas e pintados de branco no piso inferior da fachada posterior. Fachada principal virada a S., de um piso, devido ao declive do terreno, rematada por friso decorado com motivos florais, sob cornija encimada por beiral, rasgada por porta de verga recta, ao centro, protegida por pequeno telheiro assente em mísulas de madeira, a que se acede por quatro degraus semi-circulares, ladeada por seis janelas rectangulares. Fachada lateral O., com varanda fechada, ao nivel do segundo, em ferro, pintado de verde, assente em quatro colunas de ferro, com cinco janelas de duas folhas e bandeira curva, e beirado em ferro rendilhado. Fachada posterior a N., rematada por friso sob beiral, percorrida por varanda com base de pedra sobre mísulas e guarda de ferro, desenvolvendo ao centro curva correspondente a volume cilíndrico que é a entrada principal do primeiro piso. Ambos os pisos são rasgados por amplas janelas e portas rectangulares. Torre de quatro pisos, sendo e o último delimitado por beiral saliente. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, rematadas por beiral, rasgadas por vãos rectangulares, possuindo na voltada a N. varandas no segundo e terceiro pisos. INTERIOR do corpo principal com pavimentos em tijoleira e madeira e tectos de estuque, com átrio central que conduz a um amplo salão, com lareira de madeira, com decoração de volutas, acantos e atlantes, cozinha e ao piso superior, por escada de dois lanços, onde se organizam os quartos. Torre com salão no piso inferior e apartamentos nos restantes, com escada interior de comunicação.
Materiais
Estrutura, cunhais, molduras, friso e cornija, escada e varandas de granito; varanda em ferro; revestimento exterior de azulejo industrial ; tectos em estuque e madeira; pavimentos em tijoleira e madeira; cobertura exterior de telha de canudo.
Observações
*1 - Segundo a tradição oral esta varanda teria sido desenhada por Gustav Eiffel, amigo pessoal dos Viscondes de Fraião.