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Igreja Paroquial de Parada do Pinhão

Igreja Paroquial de Parada do Pinhão

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Parada do Pinhão encontra-se localizado na freguesia de Parada de Pinhão no municipio de Sabrosa e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, tardo-barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente com tectos de madeira, de perfil curvo, e iluminada pelos vãos laterais e axial, tendo torre sineira adossada à fachada lateral esquerda e sacristia à oposta. Fachada principal terminada em empena, com cunhais apilastrados coroados por fogaréus, e rasgada por portal de verga recta encimado por falso frontão contracurvado, com decoração fitomórfica e concheados, e janela de verga abatida. Fachadas laterais terminadas em friso e cornija, rasgadas por janelas rectangulares de capialço e porta travessa, de verga recta, na lateral direita, e integrando torre sineira no alinhamento da frontaria. No interior, apresenta coro-alto sobre colunas, baptistério no lado do Evangelho, quatro confessionários embutidos lateralmente, de verga recta, púlpito no lado Evangelho, e ainda dois retábulos laterais e o retábulo-mor tardo-barrocos e dois retábulos colaterais, postos de ângulo, revivalistas. Tecto da capela-mor pintado com uma Adoração da Custódia revivalista neobarroca. Igreja de construção quinhentista, de que conserva ainda, na capela-mor, silhar inscrito com a data, mas de planimetria essencialmente seiscentista, conforme denota a modinatura das janelas de capialço laterais, e modificada, exterior e interiormente, no final do séc. 18, em tardo-barroco, datando desse período os vãos axiais, o portal de verga recta truncada, moldurado e encimado por friso fitomórfico e concheados, e o portal lateral. Já do séc. 19, é a torre sineira, parcialmente integrada na frontaria e no interior da qual se rasgou o baptistério, coberto por abóbada de berço. Um dos confessionários embutidos possui estrutura de madeira em revivalismo neogótico. As capelas laterais possuem o arco e as pilastras revestidas a talha, com o mesmo tipo de decoração que o próprio retábulo, surgindo o arranque do arco ao mesmo nível do das colunas. Os retábulos colaterais deverão datar de inícios do séc. 19, e são revivalistas neobarrocos, possuindo o ático em espaldar rectangular com estípetes laterais, elemento de maior elegância. O retábulo-mor, tardo-barroco, apresenta já elementos rococós numa interpretação tardia, de inícios do séc. 19, como as meias cartelas e concheados, rendilhado da tribuna e plintos galbados, notando-se uma melhor qualidade de tratamento na zona inferior do que no corpo do retábulo e respectivo ático. A mesa de altar, em madeira entalhada, é revivalista neorococó. Lavabo da sacristia de espaldar e bacia maneirista, mas com remate de cornija contracurvada, integrando reservatório concheado, o qual parece corresponder a uma reforma posterior.

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor, com sacristia, rectangular, adossada a S. e torre, quadrangular, e anexos, rectangulares, adossados a N.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia e anexos. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em friso e cornija e com fogaréus assentes em plintos paralelepipédicos coroando os cunhais da igreja. Fachada principal orientada a O., marcada por cunhais apilastrados, de fuste almofadado e de duplo capitel, e terminada em empena sobreposta por beiral, rematada por cruz latina florenciada sobre plinto paralelepipédico; é rasgada por portal de verga recta e cantos cortados, com dupla moldura, em caveto e bocel, sobrepujada por friso fitomórfico e volutas, duas conchas centrais, encimado por frontão contracurvado alteado, e janela de verga e peitoril convexos. No alinhamento da fachada e parcialmente integrada, surge a torre sineira, com três registos divididos por cornija, com cunhais apilastrados, os do primeiro registo igualmente de fuste almofadado, encimados por pináculos e terminada em coruchéu de granito rematado por esfera; no registo intermédio, dispõem-se relógios circulares, e no superior, quatro ventanas em arco de volta perfeita, albergando sino. Fachadas laterais com a cornija sobrepujada por beiral, tendo a virada a N. escada em granito de um lanço adossada, de acesso à torre, com arranque marcado por pilar encimado por óvulo; no anexo abre-se porta de verga recta;na fachada S. rasgam-se porta de verga abatida, na nave, ladeada por janelas rectangulares de capialço, e na sacristia e capela-mor, janelas rectangulares. Fachadas posteriores da nave e capela-mor terminadas em empenas coroadas por cruzes florenciadas, abrindo-se porta de verga recta e fresta na sacristia e janela rectangular no anexo. INTERIOR de nave única, com paredes rebocadas e pintadas em branco, percorridas por silhar de azulejo monocromo azul sobre fundo branco, formando padrão, pavimento em soalho envernizado e tecto, de madeira pintada com motivos em flor-de-liz e medalhão central representando Nossa Senhora da Conceição, de perfil em arco abatido apoiado sobre cornija de cantaria. Coro-alto, sobre mísulas e duas colunas dóricas, em granito, com guarda em balaústres planos de madeira; no sub-coro, do lado do Evangelho, e rasgada no corpo da torre sineira, encontra-se o baptistério, com arco em volta perfeita, interiormente coberto de abóbada de berço e com silhar de azulejos policromos. Lateralmente dispõem-se quatro confessionários embutidos, de verga recta, o primeiro da Epístola com estrutura de madeira polilobada, existindo ainda do lado do Evangelho púlpito, de bacia rectangular sobre mísula volutada, com guarda em balaustrada de madeira acedido por porta de verga recta. Na zona do presbitério, surgem duas capelas, com arco de volta perfeita contendo retábulos semelhantes, de talha policroma, dedicados a Nossa Senhora das Dores (Evangelho) e a Nossa Senhora de Fátima (Epístola), e, ladeando o arco triunfal de volta perfeita, dois retábulos colaterais, postos de ângulo, de talha policroma, dedicados a Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Capela-mor com pavimento em granito, supedêneo de um degrau de perfil curvo e tecto em madeira, pintado com várias molduras enquadrando um cartela central representando uma Adoração da Custódia, com perfil em arco abatido, assente sobre cornija pintada a marmoreado. Retábulo-mor, em talha dourada, de planta recta e três eixos, definidos por quatro colunas, as exteriores de fuste torso com espira fitomórfica e terço inferior decorado com laçarias, e as interiores de fuste decorado com elementos fitomórficos, cartelas e laçarias, igualmente de terço inferior marcado e decorado com cartelas, assentes em plintos galbados sobre estípetes, ornados de concheados e motivos vegetalistas, e de capitéis coríntios; ao centro, abre-se tribuna de arco em volta perfeita, assente em pilastras, ambos ornados de concheados e elementos vegetalistas, interiormente pintado com glória de querubins, albergando trono expositivo de quatro degraus recortados e coberta com abóbada de berço formando caixotões com florões; nos eixos laterais surgem nichos, de perfil curvo, encimados por baldaquinos com concheados, e interiormente pintado e albergando imaginária; ático em apainelado, decorado com fragmentos de frontão, volutas, concheados e elementos fitomórficos, tendo, ao centro, sanefa com lambrequins recortados, e espaldar recortado terminado em cornija coroada por concheados; banco de apainelados de acantos, integrando sacrário tipo templete, tendo na porta resplendor e coração inflamado, e no soto-banco, entre as estípetes, portas de acesso à tribuna. Altar paralelepipédico, com frontal pintado a imitar brocado, marcando sanefa. Sacristia com pavimento em mosaico e tecto de masseira, tendo na parede O. nicho de verga abatida e lavabo, em granito, com espaldar rectangular com bica em forma de mascarão, flanqueado por pilastras e aletas, suportando cornija contracurvada onde se abre abóbada concheada, coroada por pinha, e com bacia rectangular de ângulos facetados.

Materiais

Pavimentos, cunhais, cornijas, coruchéu, molduras dos vãos, bacia e mísula do púlpito, baptistério, colunas e mísulas do coro, lavabo, muro do adro e outros elementos em cantaria de granito; balaustrada do coro-alto e púlpito, portas e pavimento da nave em madeira; tectos em madeira pintados; retábulos em talha policroma e dourada; cobertura em telha de aba e canudo.

Observações

*1 - O topónimo da freguesia, Parada, associado à presença do orago Santiago, da freguesia vizinha de Torre de Pinhão, indicia a presença de uma via importante eventualmente utilizada pelos peregrinos de Santiago de Compostela.