Arquitectura religiosa, quinhentista, seiscentista, rococó. Igreja de planta longitudinal, com nave única, precedida por alpendre, e capela-mor mais estreita e baixa. Adossados à nave, dependências de círios e habitação, e à capela-mor sacristia. Alpendre de fachadas abertas, ao centro, por arco de volta perfeita. Fachada principal com pequena janela gradeada a ladear o portal. Na fachada N., por debaixo da escada da casa de habitação, acesso ao interior da igreja. Nave decorada por silhar de azulejos de albarradas do séc. 18 e de padrão do séc. 17; cobertura em tecto de masseira de madeira. Do lado do Evangelho, base de púlpito, em cantaria, usada como altar. Coro-alto de madeira. Arco triunfal de cantaria, em arco de volta perfeita. Capela-mor, mais elevada, coberta por abóbada de berço, decorada por silhar de azulejos de padrão pombalinos. Parede testeira totalmente revestida por retábulo de talha dourada e policromada, de estrutura rococó, mas já com alguns elementos decorativos tardios, de gosto neoclássico.
Planta longitudinal, composta por nave única, precedida por alpendre, e capela-mor mais estreita. Adossados à nave, corpo de habitação, a S., e corpo de anexos e dependências para círios *2, a N. Adossado à capela-mor, também a N., sacristia de planta rectangular. Volumes articulados, de dominante horizontal, com cobertura diferenciada em telhado de duas águas, nos corpos da nave e corpo de habitação e corpos da capela-mor e sacristia, três águas no alpendre e uma água no corpo de anexos e em parte do corpo da habitação. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento aparente, pintado a vermelho, rematadas por beiral, na fachada principal e laterais. Fachada principal virada a E., com alpendre de fachadas abertas, ao centro, por arco de volta perfeita, com bailéus, interiormente, nos ângulos das paredes; pavimento cerâmico e tecto de madeira com o travejamento à vista. Fachada da igreja em empena, com cruz latina de braços trilobados no vértice, com sineira em arco de volta perfeita, na extremidade N. da empena. Ao centro, portal de verga recta, ladeado por janela gradeada, do lado direito, e painel de azulejos recente, com representação de Nossa Senhora de Fátima, do lado oposto, encimado por janela de verga recta. Corpo de habitação limitado inferiormente, do lado esquerdo, por cunhais perpianhos, rasgado por porta de verga recta encimado por janela. Fachada lateral N. rasgada por portas e janelas. Fachada lateral S. com corpo de habitação, com porta e janelas, de acesso por dupla escadaria, que acompanha toda a fachada, com acesso à igreja, através de porta rasgada no vão da escada. Fachada posterior, com óculo gradeado no corpo da cabeceira. INTERIOR: Paredes rebocadas e pintadas de branco. Nave decorada por silhar de azulejos de albarradas e de padrão. Cobertura em tecto de masseira de madeira policromada, a azul, amarelo e branco, assente sobre cornija; pavimento em mosaico cerâmico. Do lado do Evangelho, base de púlpito, em cantaria, usada como altar, com acesso por portal de verga recta. Do lado da Epístola, vão entaipado, coberto por azulejos, também usado como altar. Coro-alto de madeira, com balaustrada policromada. No sub-coro, do lado o Evangelho, acesso ao coro-alto por escadaria de cantaria. A ladear o portal, do lado da Epístola, pia de água benta. Arco triunfal de cantaria, em arco de volta perfeita, com demarcação na chave. Capela-mor, mais elevada, com pavimento em mármore e tecto em abóbada de berço. Paredes revestidas por azulejos de padrão, rasgadas lateralmente por duas janelas, estando a do lado da Epístola entaipada. Parede testeira totalmente revestida por retábulo em talha dourada, policromada e marmoreada a verde e rosa. De planta convexa, com um só eixo, rematado por frontão interrompido, encimado por pequenos festões, com espaldar, ao centro, enquadrado por volutas, com coroa real fechada sobre resplendor, no eixo. Camarim enquadrado por colunas coríntias estriadas, entre pilastras, com trono sobrepujado por maquineta, com imagem do orago. Lateralmente peanhas com imaginária. Na banqueta, sacrário encimado pelo Sagrado Coração de Jesus e pelo Crucificado. Altar paralelepipédico, com decoração nas extremidades do frontal, sugerindo a forma de urna. Do lado da Epístola, sacristia com lavabo de cantaria.
Materiais
Estrutura de calcário rebocado, interior e exteriormente; molduras, cruz, sineira, arcos do alpendre, pia de água benta, escada de acesso ao coro-alto, base do púlpito, arco triunfal e lavabo da sacristia em cantaria de calcário; pavimento da capela-mor em mármore; estrutura alpendrada da fonte em betão; grades das janelas em ferro forjado; cobertura em telha cerâmica; azulejo tradicional, no interior, e recente, no exterior; pavimento cerâmico no alpendre, escadas da habitação e nave; portas, janelas, pavimento da nave, coro-alto e retábulo em madeira.
Observações
*1 - teria sido junto à Fonte do Rastinho, que no séc. 13, apareceu a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, numa árvore. Segundo o povo, teria deixado pegadas ou "rastinhos" numa pedra, que ainda existe junto da fonte. A água da fonte é considerada curativa para as doenças de olhos, sendo esta deitada sobre as pegadas e depois utilizada na lavagem dos olhos dos doentes; *2 - círios de Vila Verde e Vila Chã; *3 - as antigas casas dos círios eram semelhastes às da Santuário do Senhor da Pedra de Óbidos (v. PT031012040037); *4 - por baixo das Casas dos Círios existem vestígios de construções, provávelmente de uma antiga igreja.