Arquitectura religiosa, vernácula. Igreja de planta longitudinal, composta por nave única, precedida por alpendre mais estreito baixo, e capela-mor mais estreita e alta, a que se adossa o corpo da sacristia. Alpendre de três vãos, sustentado por duas colunas facetadas, assentes num parapeito interrompido ao centro, fechado por muro a N. e rasgado por portal de arco de volta perfeita a S. Nave com cobertura em tecto de maceira de betão revestido a estuque. Capela-mor, mais elevada, coberta por falsa abóbada de berço de betão. A igreja foi totalmente modificada durante os restauros do séc. 20, restando apenas alguns elementos originais, como são exemplos o alpendre, e a organização do espaço interior.
Planta longitudinal, composta por nave única, precedida por alpendre mais estreito baixo, e capela-mor mais estreita e alta, a que se adossa a N. corpo da sacristia, de planta rectangular. Volumes articulados, de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, sendo única na capela-mor e sacristia, e três águas no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco rematadas por beiral assente sobre cornija de betão, nas fachadas laterais e alpendre. Fachada principal orientada, com alpendre de três vãos, sustentado por duas colunas facetadas, assentes num parapeito interrompido ao centro, fechado por muro, a N., e rasgado por portal de arco de volta perfeita a S.. No interior, pavimento em lage de cantaria e, no muro N., painel de azulejo recente com representação de Nossa Senhora da Penha de França. Fachada da igreja com portal de verga recta, ao centro, rematada por empena com cruz em relevo sob o vértice e pequena placa datada "20-9-95". Do lado direito, na extremidade do remate, pequena sineira de arco de volta perfeita, encimada por empena com cruz no vértice. Por baixo desta, junto ao alpendre, bailéu decorado por motivo geométrico com cornija superiormente. Fachada lateral S. rasgada por janelas de verga recta gradeadas, duas no corpo da nave e uma na capela-mor. Fachada N. cega, com porta de acesso, virada a O. no corpo destacado da sacristia. Fachada posterior com remate em empena, que se prolonga para N. sob o corpo da sacristia; no vértice cruz latina com a data de "1970". Paredes rasgadas por duas pequenas frestas ao nivel da capela-mor e janela de verga recta gradeada ao nivel da sacristia. INTERIOR: Paredes rebocadas e pintadas de branco. Nave percorrida por silhar de azulejo industrial recente, coberta por tecto de masseira de betão revestido a estuque, assente sobre cornija; pavimento em madeira. A ladear o portal, do lado da Epístola, pia de água benta em cantaria. Arco triunfal abatido em betão, ladeado por peanhas com imaginária, nos ângulos das paredes. Capela-mor, mais elevada, coberta por falsa abóbada de berço de betão e pavimento de madeira. Paredes decoradas por silhar idêntico ao da nave. Do lado do Evangelho, acesso à sacristia. Junto à parede testeira pano murário destacado, quadrado e emoldurado por madeira. Sob este, ao centro, imagem do Crucificado, ladeado por peanha com imagem do orago, do lado da Epístola e sacrário de madeira embutido, do lado contrário.
Materiais
Estrutura de calcário rebocado, interior e exteriormente; molduras, colunas e pavimento do alpendre, sineira e cruz da empena da fachada posterior de calcário; tecto de maceira e abóbada da capela-mor em betão armado; cobertura em telha cerâmica; azulejo industrial recente na nave e capela-mor; portas e pavimentos interiores em madeira.
Observações