Arquitectura religiosa, oitocentista, novecentista. Igreja de planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor mais estreita e baixa, com torre sineira adossada junto à nave, seguida de corpo do salão paroquial. Coberturas interiores da nave e capela-mor em falsa abóbada de berço de betão. Coro-alto em betão. A igreja foi totalmente alterada, principalmente no interior, pelos restauros do séc. 20, adquirindo uma nova decoração e até espaços que não dispunha originalmente.
Planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor mais estreita e baixa, a que se adossam a NO. dependências anexas e a SO., junto à nave, torre sineira e salão paroquial. Volumes articulados, de dominante horizontal, quebrados pela verticalidade da torre, com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas e coruchéu na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento aparente demarcado a azul, com remate em beiral na fachada NE.. Fachada principal orientada a SE. rematada por empena com cruz latina, de braços trilobados no vértice. Ao centro, portal em arco abatido, com motivos geométricos na zona inferior da jamba, encimado por pequena placa com inscrição e janela em arco abatido. Adossado, do lado esquerdo, volume da torre sineira, enquadrada por cunhais demarcados a azul, com portal de arco pleno, marcado por impostas e chave, fechado por portão, com acesso a pequena galeria, no primeiro registo, e sineira de arco pleno com modinatura idêntica à do portal, no segundo. Cobertura com relógio inscrito, ladeada por pequenos pináculos e sobrepujada por cruz com resplendor. No seguimento da fachada volume adossado correspondente ao salão paroquial, com remate em empena encimada por cruz latina de braços trilobados e portal de arco abatido ao centro. Fachada lateral NE. rasgada por frestas no corpo da nave e capela-mor. Fachada SO. com pequena fresta. Fachada NO. cega com remate em empena. INTERIOR: Paredes rebocadas e pintadas de branco, decoradas por silhar de mármore rematado por estreita cornija de madeira. Nave com cobertura em falsa abóbada de berço de betão e pavimento de madeira. Do lado do Evangelho, nicho com imaginária. Coro-alto de betão com balaústrada de madeira, rodeado por silhar de azulejo recente, com pia de água benta, do lado do Evangelho. No sub-coro, guarda-vento e pias de água benta nos ângulos das paredes. Arco triunfal abatido, em betão, ladeado por peanhas com imaginária. Capela-mor ligeiramente mais elevada, com cobertura em falsa abóbada de berço de betão e pavimento cerâmico. Na parede testeira, ao centro, acima do silhar, sacrário encimado por peanha com imagem do orago, ladeada por peanhas com imaginária. Do lado do Evangelho rasga-se arco abatido que acede a pequeno espaço, para assistir à missa, resultante de um aumento que a igreja sofreu, comunicando com corredor de distribuição decorado por silhar de azulejo industrial recente, de acesso ao coro-alto, sineira e salão paroquial.
Materiais
Estrutura de calcário rebocado interior e exteriormente; portal principal, janela da fachada principal, cruzes das empenas e pináculos da torre sineira em cantaria de calcário; silhar de mármore; coro-alto e coberturas interiores em betão armado; portão da torre e sino em ferro; portas, pavimento da nave e balaustrada do coro-alto em madeira; cobertura em telha cerâmica; azulejo industrial recente.
Observações