Arquitectura religiosa, seiscentista e setecentista. Capela de planta longitudinal, composta por nave única, precedida por alpendre mais estreito e baixo, e capela-mor mais estreita. Apresenta alpendre fechado lateralmente por muros, sustentado por 4 colunas assentes sobre parapeito interrompido ao centro. Interior com cobertura em falsa abóbada de berço, coro alto em betão com balaustrada de madeira e nave revestida por silhar de azulejos de padrão seiscentistas.
Planta longitudinal, composta por nave única, precedida por alpendre mais estreito e baixo, e capela-mor mais estreita, a que se adossam a E., junto à nave, sacristia de planta rectangular, a O. salão paroquial e anexo de serviços. Volumes articulados, de dominante horizontal. Cobertura em telhados diferenciados de duas águas na nave, capela-mor e anexo, três águas no alpendre e uma água na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento aparente em placagem de cantaria, e remate em beiral essente sobre cornija nas fachadas laterais. Fachada principal, virada a S., com alpendre rematado por duplo beiral e pavimento em cantaria; de três vãos, delimitado por muros fechados até ao topo, sustentado por quatro colunas, duas das quais adossadas aos muros, assentes num parapeito interrompido ao centro. Interiormente, no muro lateral esquerdo, painel de azulejos recente, com representação de Nossa Senhora de Fátima, e do lado direito, lápide epigrafada. No muro E., exteriormente, painel de azulejos recente, com a representação da Rainha Santa Isabel. Fachada da capela com portal de verga recta encimado por óculo oval sobre o alpendre; remate em empena coroada por cruz com datas inscritas "1837 / 2001"; a E. pequena sineira, com acesso por escada em cantaria, de arco pleno rematado por frontão de volutas ladeando motivo floral com cruz ao centro; a empena prolonga-se para O. com portal de verga recta rasgado no pano murário. Fachada lateral E. com corpo saliente, correspondente à sacristia, rasgado por janela gradeada. Na fachada O. janela gradeada, em capialço, no corpo da capela-mor, e corpo cego adossado, correspondente ao salão paroquial. Fachada N., com cabeceira em empena encimada por cruz, com janela gradeada de remate triangular rasgada no pano murário; portal de verga recta no volume correspondente à sacristia. INTERIOR: Paredes rebocadas e pintadas de branco. Nave percorrida por silhar de azulejos, até ao arranque da cobertura em falsa abóbada de berço de betão, com três padrões sobrepostos. Do lado do Evangelho, confessionário embutido na caixa murária com moldura de verga recta. Coro-alto de betão com balaustrada de madeira; pia de água benta, no sub-coro, do lado da Epístola. Arco triunfal de volta perfeita, sobre pilastras toscanas, com demaração na chave, ladeado por plintos de madeira com imaginária. Capela-mor sensivelmente mais elevada, com pavimento cerâmico e cobertura em falsa abóbada de berço de betão. Na parede testeira pequeno altar sob janela, com imagem do orago e dois plintos de madeira com imaginária, nos ângulos da parede. Do lado do Envangelho porta de acesso a pequena sala que comunica com o salão paroquial *1, apartir do qual se acede ao coro-alto, e do lado da Epístola duas portas que acedem, uma ao exterior e outra à sacristia, decorada por silhar de azulejos recentes e pequeno lavabo.
Materiais
Estrutura de calcário rebocado, interior e exteriormente; molduras, colunas, sineira, pavimento do alpendre, arco triunfal e lavabo de cantaria de calcário; coro-alto e cobertura interior em betão armado; portões do adro, grades e sino em ferro; cobertura em telha cerâmica; pavimento cerâmico na nave e capela-mor; azulejo tradicional e recente; portas, balaustrada do coro-alto, altar e plintos em madeira; óculo preenchido por tijolo de vidro; janelas envidraçadas.
Observações
Segundo manuscrito de 1777 do Padre Manuel Antunes de Carvalho, nos alicerces das casas da ermida, haveria vestígios de um forno de telha; as remodelações do séc. 20 modificaram totalmente a capela, principalmente o interior, tendo ficado apenas parte da estrutura original e alguns elementos decorativos; *1 - o salão é usado para diversos fins, nomeadamente sala de catequese, capela mortuária e sala de reuniões; *2 - a primitiva capela correspondia à actual nave, tendo também uma pequena sacristia adossada.