Igreja paroquial quinhentista de nave única, com capelas laterais simulando um transepto e vãos da época no corpo e na sacristia; capela abobadada de quartelas e retábulo do Sacramento, tardo-renascentistas, ambos em pedra; capela seiscentista; azulejos figurativos de fabrico coimbrão do séc. 18, a azul.
Planta longitudinal, composta de nave, capela-mor, colaterais, sacristia e anexos; volumes articulados, de disposição predominantemente horizontal, contrariada pelo verticalismo da torre sineira, moderna; coberturas exteriores diferenciadas em telhado de 1 e 2 águas. Fachada principal voltada a O., simples, de empena triangular, tendo apenas rasgados ao centro a porta principal, de vão rectangular, friso liso e cornija, e um óculo redondo acima desta; à esquerda, em corpo mais baixo prolongando a linha da frontaria, uma janela rectangular. A fachada lateral S. mostra a porta travessa idêntica à principal, de vão rectangular, friso e cornija sobrepujada por óculo redondo; acima deste aparece um pequeno remate de altar em pedra esculpida figurando o busto do Padre-Eterno abençoando; a parede S. da sacristia no prolongamento da linha desta fachada para lá do corpo do cruzeiro conserva ainda os vãos antigos, rectangulares, porta e janela; ergue-se do lado oposto da cabeceira a alta torre sineira, de remate piramidal. INTERIOR: nave única, com tecto de madeira; capela-mor rectangular, de arco redondo de arestas chanfradas; a capela lateral do lado da Epístola, do Sacramento, datada no fecho do arco de 1571 é coberta por abóbada de pedra, em quartelas, e tem retábulo do mesmo material; a capela o lado do Evangelho apresenta retábulo pétreo, datado de 1633, e a parede de topo revestida a azulejos figuram A Sagrada Família e A Virgem da Anunciação, só a azul.
Materiais
Alvenaria e cantaria de pedra, madeira, telha.
Observações
O pároco não nos autorizou a entrada na igreja, impedindo o desenvolvimento regular do trabalho. A descrição é baseada na bibliografia e nas fotografias das obras existentes na DREMC.