Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Lar de Infância Maria Cordeiro

Lar de Infância Maria Cordeiro

O ponto de interesse Lar de Infância Maria Cordeiro encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cantanhede e Pocariça no municipio de Cantanhede e no distrito de Coimbra.

Arquitectura civil assistencial, revivalista. Asilo de infância de planta rectangular composta por três corpos de volumetria escalonada, com dois pisos no corpo central e um nos laterais, rasgados regularmente por vãos de verga recta ou em arco integrando bandeira, rematando o corpo central da fachada principal em platibanda plena e espaldar com a figura da Caridade em cartela central. Edifício da segunda década do séc. 20, revelando na estrutura e tratamento do corpo central da fachada principal um revivalismo neoclássico, enquanto que as demais possuem vãos com modinaturas seguindo o esquema típico das construções do início do século, em que se conjuga a introdução do tijolo com a cantaria. Os algerozes do beiral da fachada principal assentam em estruturas de ferro elegantes e estilizadas.

Planta rectangular composta por três corpos volumetricamente escalonados, com coberturas em telhados de duas águas, no corpo central colocado perpendicularmente, ritmados por clarabóias, com corpo rectangular adossado ao centro da fachada posterior, coberto por blaca de betão de uma água. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e embasamento a cinzento, com pilastras a definir os panos. Fachada principal virada a S., formada por três panos, o central mais alto e de dois pisos, separados por friso, e os laterais de apenas um. O pano central é definido por pilastras toscanas sobrepostas, assentes em altas bases, as do segundo piso pintadas, suportando entablamento, sobre o qual assenta platibanda plena, rebocada com a inscrição "LAR DE INFANCIA MARIA CORDEIRO" gravada em placas de cantaria, delimitado por plintos coroados por vasos, sobreposta por espaldar de cantaria recortado, delimitado por cornija, integrando ao centro medalhão oval com imagem da Caridade, coroado por acantos e flores, e ladeado por aletas e grinaldas. No primeiro piso abrem-se três portais, de arco de volta perfeita, com chave relevada nos laterais e cartela com brasão da Misericórdia coroado e entre folhas de louro no central, assente em pilastras, de fuste almofadado, sobre plintos, integrando bandeira; no segundo piso, abrem-se, em igual número, janelas de varandim, de verga abatida encimada por cornija, com chave relevada, e também com bandeira. Nos panos laterais, terminados em cornija de estuque, sobreposta por algerozes assentes em suportes metálicos estilizados, abrem-se seis janelas de peitoril, com bandeira, e moldura coroada por cornija. Fachadas laterais terminadas em empena, rasgadas no primeiro piso por duas janelas de peitoril e porta central, na lateral esquerda precedida por lance de escadas com gradeamento de ferro, e superiormente, por outra janela, todas com bandeira, as janelas com cornija inferior e friso no terço superior em cantaria e tijolo; na lateral esquerda, existe ainda à direita, porta sem moldura de acesso à cave. Fachada posterior com panos laterais abertos por sete janelas e o central com três ao nível do segundo piso, todas iguais às das fachadas laterais, encimadas por óculo circular; o anexo possui em cada uma das fachadas uma porta e janelas rectangulares jacentes sem moldura.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; elementos estruturais e molduras dos vãos em cantaria calcária; molduras das janelas das fachadas laterais e posterior em tijolo; caixilharia de alumínio; vidros simples; cobertura exterior em telha cerâmica; algerozes metálicos.

Observações

A designação advém do facto de se pretender homenagear D. Maria Cordeiro, mãe do benfeitor Joaquim Pereira Machado.