Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Quinta da Lameira

Quinta da Lameira

O ponto de interesse Quinta da Lameira encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Reguengo e São Julião no municipio de Portalegre e no distrito de Portalegre.

Quinta de Recreio em que as características barrocas estão patentes na topiária do jardim principal, bem como na magnificência da estatuária e dos azulejos existentes nas fontes e tanques que se distribuem ao longo da propriedade, ornamentado elementos que servem sobretudo para a rega, mas também como casas de fresco e de contemplação da quinta e da envolvente.

Fonte com azulejos azuis e brancos e dois tanques, um dos quais com três patos em mármore.

Materiais

Inerte: azulejo, ferro, madeira, ; Vegetal: sobreiro (Quercus suber), oliveira (Olea europea), pinheiro (Pinis pinaster), pinheiro-manso (Pinus pinea), esteva (Cistus ladanifer), azinheira (Quercus ilex), castanheiro-da-índia (Aesculus hipocastanum), vinha (Vitis vinifera)

Observações

No tempo do Rei D. João III, eram estas terras, coutadas designadas por Reguengo ou Regalengo devido às regalias que possuíam; A quinta possui um solar do Século XVIII, tendo sido mandado construir pela família Achioli Coutinho; *1 A casa brasonada apresenta, na frontaria, um painel de azulejos e, na capela, uma imagem de N. Sª das Dores atribuída a Machado de Castro ou à sua Escola; O altar é de talha dourada dos finais do século XVIII; da casa senhorial, da Quinta dos Cantarinhos, fundada no séc. 16, só resta a torre; as restantes casas datam dos séc.17 e 18- O seu nome estará ligado à existência de vários "cantarinhos" que delimitam a quinta.