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Igreja de São Martinho

Igreja de São Martinho

O ponto de interesse Igreja de São Martinho encontra-se localizado na freguesia de Carrazedo no municipio de Amares e no distrito de Braga.

Arquitectura religiosa, românica, quatrocentista, quinhetista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, composta por nave única, com torre sineira quadrangular e duas capelas laterais, adossadas do lado esquerdo, e capela-mor rectangular. Fachada principal barroca, com empena recortada, e composição central de portal com frontão recortado encimado por nicho com imagem do orago, ladeado por janelões. Torre sineira com cúpula bolbosa, resultante das obras setecentistas. Interior com capelas laterais funerárias quatrocentistas e quinhentistas. Púlpito barroco, do estilo joanino, com guarda plena, bojuda, em talha. Na capela-mor conserva-se uma janela românica, que pertenceria à primitiva igreja. Retábulo-mor barroco. Possui lateralmente duas capelas laterais funerárias, construídas pelas duas maiores famílias da região, da Casa da Tapada e da Casa de Castro, encontrando-se numa delas o túmulo de poeta Sá de Miranda. Essa capela, conhecida como de Nossa Senhora da Apresentação ou da Tapada, possui duas grandes lápides com inscrições, uma em latim e a outra com a tradução em português, alusivas a Sá de Miranda.

Planta longitudinal, composta por nave única, com torre sineira quadrangular e duas capelas laterais, adossadas do lado esquerdo, e capela-mor rectangular. Volumetria de dominante horizontal, quebrada pelo verticalismo da torre sineira. Coberturas em telhados de uma água na capela lateral, duas águas na nave e capela-mor e em cúpula bolbosa na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento. Fachada principal em empena recortada, com cornija, e cruz trilobada sobre acrotério, no vértice. É enquadrada por cunhais apilastrados dóricos coroados por pináculos. Portal principal de verga recta, encimado por frontão recortado interrompido por mísula que suporta nicho concheado, com imagem do orago, rematado por cornija. O portal é ladeado superiormente por janelões em arco abatido. Torre sineira enquadrada por cunhais, de dois registos, separados por cornija. Primeiro registo, possuindo na face frontal, porta de verga recta encimada por dois óculos, o primeiro trilobado e o segundo circular. Segundo registo correspondendo à sineira, com ventanas em arco pleno, com demarcação no fecho e nas impostas. Remate em cornija com pináculos nos ângulos. Fachadas laterais rasgadas por dois janelões, possuindo a lateral esquerda, no pano correspondente às capelas laterais, lápide com inscrição encimada por pequena janela, e na fachada oposta, portal de verga recta. Fachada posterior cega, com empena coroada por cruz e lateralmente pináculos. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com nave com coro-alto, decorada por silhar de azulejos industriais recentes, de padrão, monocromos a azul e cobertura em abóbada de berço rebocada. Pavimento em tijoleira, com passadeira central de mosaico e tampas de sepultura em granito, algumas com inscrições. Uma das sepulturas, com inscrição, pertence ao Marquês de Montebelo, decorada com altos e baixos relevos e florões nos cantos. Pia baptismal de taça octogonal, sobre tampa de sepultura com inscrição. Do lado do Evangelho, abrem-se duas capelas laterais com acesso por arcos plenos de cantaria. A primeira conhecida como Capela de Nossa Senhora da Apresentação ou da Tapada, sobrelevada, com acesso por dois degraus. Cobertura em tecto de masseira de madeira e pavimento em laje de granito, com tampa de sepultura do poeta Francisco Sá de Miranda e sua mulher. Parede testeita com duas grandes lápides rectangulares com inscrições. A segunda conhecida como Capela de Santa Margarida, com tampa de sepultura com inscrição, no pavimento e retábulo do orago. Entre as duas capelas encontra-se o púlpito de base em granito, facetada, sobre mísula bojuda, com guarda plena de talha policroma, também bojuda, ricamente decorada por acantos. Retábulo lateral, do lado da Epístola, em talha policroma, inscrito em arco pleno assente sobre pilastras. Arco triunfal pleno assente em pilastras toscanas. Capela-mor com três tampas de sepultura com inscrições, possuindo a central as armas do Marquês de Montebelo. Retábulo-mor de talha policroma, de planta recta, com três eixos. Tribuna recortada com trono e o Crucificado. Sacristia com lavabo de granito, com espaldar em arco pleno, com bica e reservatório, e taça semicircular.

Materiais

Estrutura, cunhais, elementos decorativos, pia baptismal, tampas de sepultura, pavimentos e lavabo da sacristia em granito; portas, janelas, retábulos e tectos, em madeira; pavimento da nave em tijoleira e mosaico; cobertura em telha de canudo.

Observações

*1 - Francisco Sá de Miranda, poeta e humanista, nasceu em Coimbra, em 1481 e morreu em 1558. Era filho do cónego Gonçalo Mendes de Sá e de Inês de Melo. Casou em 1529 / 1530 com D. Briolanja de Azevedo, filha de Francisco Machado, Senhor da Casa da Torre (v. PT010301070022) e Senhor Donatário de entre Homem e Cávado. Com o seu imenso talento, introduz na cultura portuguesa as novidades da escola italiana que descobriu por ocasião da sua estada em Itália entre 1521 a 1526, nomeadamente o soneto, ode, elegia e até comédia em prosa e tragédia.