Arquitectura barroca, popular, vernácula. Igreja paroquial de uma nave coberta com tecto e capela-mor abobadada, inserido numa tipologia corrente na arquitectura barroca regionalmente implantada, com feição popular, vernácula muito notória.
Planta longitudinal escalonada, composta por nave e capela-mor mais estreita, a que se adossa à direita uma capela lateral e à esquerda a torre sineira e a torre do relógio, a sacrista e as dependências de arrumos. Volumes articulados. Coberturas diferenciadas em telhado de duas águas no corpo da igreja, na capela lateral e na torre do relógio, de uma água na sacristia e nas dependências e em coruchéu escalonado na torre sineira. Fachada principal orientada, de um pano definido por pilastras revestidas de cantaria, soco de cantaria e portal de verga recta adintelada, de cantaria, janelão engradado de verga recta adintelada, frontão mistilíneo sobrepujado por cruz grega e flanqueado por fogaréus no remate dos cunhais; à esquerda, torre sineira de dois registos separados por cornijas, sendo o superior rasgado por olhal em arco de volta perfeita; remate em empena curva com cornija; coruchéu escalonado rasgado por óculo com moldura de argamassa relevada, encimado por urna sobrepujada por cata-vento de ferro forjado e rodeado por fogaréus dispostos nos ângulos. Alçado S. de quatro panos definidos por contrafortes rampeados, soco revestido de cantaria; no quarto pano abre-se portal lateral de verga recta e moldura de cantaria, seguido pelo volume adossado da capela lateral, rematado por empena triangular encimada por cruz; ligeiramente recuada, a capela-mor é rasgada por janela e rematada por beirado. Alçado E. cego, com soco revestido de cantaria e remate superior em empena assimétrica, sobrepujada por cruz latina; à direita abre-se a porta de acesso à sacristia de verga recta e moldura de cantaria. Alçado N. de um pano rasgado por duas frestas e uma porta e rematado por beirado. Torre do relógio cega e rematada por empena triangular, seguida da torre sineira de esquema idêntico ao do alçado O. O alçado principal da torre do relógio, virado a S., apresenta mostrador de cantaria com numeração romana inscrita e a inscrição " C M O ", sendo rematado por empena polilobada coroada por figura de faiança e flanqueado por pinhas de faiança assentes em plintos nos ângulos. INTERIOR: nave coberta com forro de madeira apainelado, dividido em três planos. As paredes possuem lambrins de azulejaria de padronagem industrial. Guarda-vento de madeira envidraçado. Do lado do Evangelho rasga-se arco de volta perfeita com moldura de cantaria assente em pilastras, de acesso ao baptistério, coberto por abóbada de berço e resguardado por grade de ferro forjado, com fonte baptismal de cantaria e armário para os Santos õleos. Seguem-se o púlpito com bacia e guardas de cantaria e um arco de volta prefeita emoldurado e apoiado em pilastras de cantaria em que se insere capela lateral com frontal de altar puncionado, dourado e policromado, com retábulo de talha dourada e policromada. Do lado da Epístola rasga-se portal lateral e arco de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras, onde se inscreve capela lateral com frontal de altar puncionado, dourado e policromado, com retábulo de talha dourada e policromada. Arco triunfal de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras, ladeado por retábulos de talha dourada e policromada, com três mísulas sobrepujadas por baldaquino e flanqueadas por pilastras, coroadas por frontões mistilíneos, de onde se elevam anjos e fogaréus; frontais puncionados, dourados e policromados. Capela-mor coberta por abóbada de berço que arranca de cornija, lambrins de cantaria e paredes revestidas de azulejos de padronagem industrial. À direita abre-se uma janela e à esquerda uma porta de acesso à sacristia. Retábulo de talha dourada e policromada com nicho central e peanha sobrepujado por baldaquino, ladeado por mísulas com pequenos baldaquinos e pilastras; remate superior em arco de volta perfeita em que se insere cartela com anagrama mariano, sobrepujado por composição de volutas culminando num querubim sob uma sanefa. Sacristia com lavabo de cantaria.
Materiais
Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portal e elementos secundários de cantaria, telhado de telha de aba e canudo, pavimentos interiores de mosaico hidráulico e desperdícios de mármore, retábulos de talha dourada e policromada, azulejaria polícroma de padronagem industrial.
Observações