Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora dos Remédios encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria) no municipio de Serpa e no distrito de Beja.

Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita e baixa, com sacristias e anexos adossados. Fachada principal em frontão triangular, com vãos em eixo, composto pelo portal de verga recta, decorado por friso e cornija, encimado por óculo, com sineira sobre a empena. Coberturas em abóbada de berço, surgindo o arco triunfal com pintura ornamental, retábulo-mor do estilo nacional e existência de púlpito no lado do Evangelho. Capela modificado nos inícios do séc. 19, mas respeitando a estrutura original, vários anexos, nomeadamente a casa do ermitão, no alçado lateral direito. A fachada principal, exibe um pequeno óculo, inscrito no frontão. Existência de coro-alto, solução muito rara na região. Vestígios de pintura decorativa na capela-mor.

Planta longitudinal, escalonada, composta pela nave e capela-mor, a que se adossa, do lado do Evangelho, sacristia e anexos, e do lado da Epístola, a casa do ermitão, de volumes articulados. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas, e de uma água em cada um dos corpos anexos. Fachada principal voltada a O. encimada por frontão triangular, rasgado por óculo e coroado por campanário rematado por frontão curvo e cruz de ferro, sendo rasgada por portal de cantaria com verga saliente. Lateralmente, portas de acesso às dependências anexas. Alçado N. rematado por beirado, de um só pano, com vão gradeado, de iluminação da sacristia, a que se segue o volume mais baixo de uma anexo, com porta de acesso. Alçado E. assente em dois arcos de volta perfeita, de um só pano, com uma fresta de iluminação da ousia, rematado por empena triangular. Alçado S. com dois volumes idênticos aos do alçado N., rematado por beirado, sendo o volume que se adossa à nave mais alto e com uma janela e o que se adossa à capela-mor no mesmo plano com uma porta e uma janela. INTERIOR de nave abobadada com cobertura em abóbada de berço que arranca de cornija. Na nave, do lado do Evangelho, rasgam-se a porta de acesso à sacristia e o púlpito com caixa e sanefa de madeira. No topo da nave, sobre a porta principal, eleva-se o coro-alto, assente sobre arco abatido e com balaustrada de madeira; sob o coro inscrição numa tarjeta elíptica: «FESSE ÉSTA ÓBRA, SENDO / IUIZ MANOEL UALENTE, ESCRIUÃO MATHEUS / ANTONIO, THEZOUREIRO IOZE MIZ. GAPO. / PROCURADORES GERAES: / O MTº. RDº. PE. FR. IERONIMO DE S. PAULO PACHECO, / RELIGº. PAULISTA, E O CAPPAM. MEL. IOAQM. BRAUO DE UÁRGAS. / 1810.». Arco de volta perfeita assente em pilastras e ladeado por portas de acesso à tribuna. Capela-mor mais estreita do que a nave, com pinturas murais nas paredes laterais e retábulo de talha dourada e policromada com fundo pintado de branco e elementos decorativos dourados; de planta rectangular e três eixos divididos por colunas torsas decoradas com pâmpanos, o central com nicho de volta perfeita e os laterais com mísulas contendo estatuária e fundo apainelado, decorado por acantos. As colunas, assentes em consolas, prolongam-se no ático em duas arquivoltas, unidas no sentido do raio, surgindo, no centro, emblema ladeado por dois anjos. Altar em forma de urna, com decoração de acantos.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, pavimento em tijoleira, cobertura em telha de canudo.

Observações